Conversa fiada
Ouvi pela aí que estariam querendo organizar debates, aqui no Ceará,entre os e as candidatas a vice nas chapas candidatas ao Governo do Ceará. Comentando ouvi boas risadas de gente antenada. Teve um que até lembrou o brilhante Silvio Carlos quando fala de suplente, por consequencia de vice: Diz o Silvio - Ora, se o titular nem sempre presta,imagina o suplente. Pois foi ouvindo e comentando essa conversa fiada de abrir espaço pra debate entre vices que veio à mente uma história distante, mas absolutamente verdadeira. Na primeira campanha de Bill Klinton a presidente dos Estados Unidos, a coisa não decolava. Inventavam modas e modas e a coisa não pegava. Ai, um dos assessores da campanha quequase nunca era chamado prs conversas mais aprofundadas meteu o bedelho e resolveu a questão. Era James Carville, um economiista de 2,15 de altura,mãos enorme e grande senso de observação. E chegou chutando o pau da barraca dizendo: "It's the economy, stupid!". Se precisar, traduzo: É a economia, estúpidos. E todos se debruçaram sobre a economia americana e ganharam a eleição. Carville é amigo de Mangabeira Unger e conhece Ciro Gomes. Bem poderia repetir a frase por aqui. E não ficaríamos a mercê das idiotices de ouvir reservas; e alguns titulares.
A frase: "Sei Laís, que voce recebeu um município arruinado, mas com o meu apoio vamos mudar essa história com a assinatura de vários convênios entre o Estado e o Município". Camilo Santana,governador, entregando obras em parceria com a cidade de Icó onde Laís Nunes é prefeita.
James Carville (nota da foto)
It"s tre economy, stupid!!!
Indigencia cultural
Praça dos Voluntários. Ou Praça da Secretaria de Segurança. Ou ainda Praça da Polícia. É o local em que perdidos na vida fumam,bebem,amam, dormem,morrem.
Das antigas
Ali havia um bar miseravel, hoje uma casa de informática, apelidado de Vietnã. Tudo dia morria um bebado, alcoolatra desesperado. Vi alguns que não veriam amanhã.
Homenagem
Ali está um busto de Getúlio Vargas, homenagem dos getulistas, dos petebistas, de alguns saudosos da ditadura Vargas e de sua história atribulada.
Chão da terra
A praça foi prestigiada com um piso rico, cheio de vida, de pedras portuguesas num traçado bem feito, dígno, harmonioso.
Burrice
Deixaram a praça Dos Voluntários se acabar lentamente. Filas triplas de carros, degradação dos equipamentos, sujeira e descontrole social. Um legado abandonado.
Arrumação
Alguém na prefeitura de Fortaleza mandou arrumar a Praça depois de alguém apontar o dedo pra decadencia estabelecida em todos os sentidos.
Estupidez
Sabe qual foi a primeira coisa que os arrumadores fizeram com a Praça? Arrancaram as pedras portuguesas e puseram lá um piso imbecil de bloquetes,algo até suspeito.
Ensinamentos
Diz um velho e sábio adágio popular que tem dias que quem não se benze quebra as ventas. Hereges da história. Não precisava esse acúmulo de ignorancia,essa indigencia cultural tão grande.
Vizinhança perdida
Fortaleza vive a crônica de uma cidade abandonada ou é assim mesmo que o Brasil abandonado vive sua crônica e se esmera em estende-la?
Praça do Ferreira
Uma espécie de marco zero da vida da capital dos cearenses é outro caos histórico.Foram mudando, mudando,mudando e virou um enorme e desgraçado dormitório.
Miséria
Na Praça do Ferreira dormem,moram e sub existem dezenas de pessoas,homens,mulheres,crianças, famílias, prostadas miseravelmente na vida.
Pedintes
Há cearenses generosos que se juntam com frequencia para levar comida,bebida, roupas, alguns bens e até brinquedos pras crianças na Praça do Ferreira.
Testemunho
Outro dia fui ver.É obrigação de repórter. Numa filha distribuiam comida, Antes dessa fila, uma outra distribuia roupas. Na de roupas três jovens desfrutavam de um saudavel cigarro de maconha.
Ninguem ligou
A obrigação é mais que isso; ver, ouvir, noticiar e, quando exigido o assunto, comentar. Comentar não é só opinar.
Comento-o eu...
O que chamou mais a atenção: niguém ligou a minima pro cigarrinho do diabo que era consumido as 9 da manhã de um domingo ensolarado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário