Bom dia

EM DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Se não fosse a atuação da comunidade do Bairro Moura Brasil e também o apoio do jornalista, Carvalho Nogueira, já falecido, a Capela de Santa Terezinha, no Bairro Moura Brasil, não existiria mais. No projeto inicial da construção da Avenida Leste Oeste, no inicio da década de 1970, possivelmente o imóvel seria sacrificado, pois aquele trecho da avenida seria em linha reta.
A intervenção de Carvalho Nogueira, à época assessor de imprensa do prefeito, Vicente Fialho, foi fundamental, pois ele convenceu os engenheiros sobre a importância histórica, religiosa e patrimonial da Capela para a comunidade do antigo Arraial Moura Brasil. O projeto inicial foi alterado, da linha reta para uma curva, desviando o trajeto nas proximidades do imóvel religioso.
A resistência popular pela manutenção da Capela de Santa Terezinha é um magnifico exemplo de luta em defesa do patrimônio histórico de Fortaleza. Cidade de uma memória histórica e patrimonial combalida e tão dilapidada ao longo dos anos.

Comentários
Mariano Freitas Qual época foi liberado a construção do MARINAS???
Gerenciar
Eliézer Rodrigues Eu não posso afirmar que foi no governo do Juju que foi liberada a construção do Hotel Marina na Praia Formosa, pois não tenho documentação. Independente da administração, aquilo é uma indecência contra o patrimônio público. A questão é que essa história de "terreno de marinha" ou "área da união", nunca foi respeitada ou cumprida, especialmente pelos grandes empreendimentos imobiliários.Um caso que acompanhei e perto, e denunciando invasões pelo jornal O Povo, foi em Jeriquaquara desde os primórdios, lá na década de 1980.
Logo que o então lugarejo isolado e sendo apenas uma pequena vila de pescadores foi descoberto para o mundo com reportagem no “Fantástico”, foi a perdição.
Ainda no governo militar, do general João Figueiredo, o lugar foi considerado oficialmente, Área de Preservação Ambiental (APA), quer dizer, aquele santuário ecológico poderia ser visitado, mas mantendo intacto. Mesmo com a derrubada dos primeiros restaurantes e pousada, construídos de forma ilegal, já que a lei não permitia, não teve jeito. A lei do general foi pras cucuias. Aí foi um processo avassalador. Chegando aos dias de hoje, com um lugar privatizado, onde até para passear, o cidadão tem que pagar.
Amigo, é a força da grana!!!
Gerenciar
Mariano Freitas Delberg Ponce de Leon.
Gerenciar
Delberg Ponce de Leon - VERDADE. OUTRA IMPORTANTE INTERFERÊNCIA NO PROJETO PARTIU DOS ARQUITETOS LIGADOS A ESCOLA DE ARQUITETURA A UFC, QUE CONSEGUIRAM AFASTAR A PASSAGEM DO VIADUTO SOBRE A AV. ALBERTO NEPOMUCENO QUE SE POSICIONAVA
MUITO PRÓXIMO AO FORTE.
Gerenciar
Eliézer Rodrigues Temos que relembrar, sempre pessoas e acontecimentos da nossa história.
Gerenciar
Angélica Martins Eliézer, o Nodge Nogueira é um amigão, a exemplo de Carvalho Nogueira que sempre soube se relacionar com as pessoas, colecionando nomes de A a Z . Aliás, Nodge é tb jornalista, assim como foi Carvalho....pai dele.
Gerenciar
Nodge Nogueira Eliézer Rodrigues Meus cumprimentos a essa figura historica do nosso jornalismo, Eliezer Rodrigues, contemporâneo do meu saudoso pai, Carvalho Nogueira.
Gerenciar
Nodge Nogueira Aliás, eu compareci ao evento de inauguração da avenida Castelo Branco, ou Leste Oeste, como queiram. Vale salientar que eu era criança e fui levado pelo meu pai, citado na postagem principal.
Gerenciar
Angélica Martins Tu és velho, hem? Kkkk
Gerenciar
Nodge Nogueira Angélica Martins somos mais ou MENOS da mesma época. Kkkkkl
Gerenciar
José Wilson Cirino Sino Conheci a história dessa igreja ainda na década dos anos 50 e 60. Adoro essa edificação onde se casaram os pais de uma amiga minha nos anos de 1938 segundo ela.
Gerenciar
Pompeu Macario Batista Êpa Êpa Êpa!!! Querido Eliézer, a reportagem do Fantástico foi minha. Eu fui o primeiro reporter de televisão a fazer matéria sobre Jeri. A Angela Marinho fez uma grane matéria no Diário do Nordeste sobre Jeri, que começava a ser agredida por vandalos.Os famosos muxileiros preservavam, mas havia gente de baixo nivel, como ainda hoje há, degradando a praia. O Marcos Nunes escalou a mim para ir a Jeri. -Vá ver o que existe de verdade sobre Jeriquaquara. De Acarau pra lá só de Toiota. João Jaime, prefeito guiando, João Jaime Marinho, jovem defensor de Jeri ao lado e dois dos filhos do Joãozinho. Fiz a matéria mostrando os abusos que já começavam a ocorrer em Jeri. O mais bonito foi mostrar o bonito e cantar na defesa do lugar. Teve inclusive versos de Joaquim Canuto Pedro, um pescador analfabeto que fazia versos com a história do lugar e serviu de ilustração pra defesa. Mostrei as verdades e fiz exatamente o oposto ao que o querido amigo Eliézer fala. A reportagem do Fantástico, feita por mim, mostrou Jeri e sua vida, mas não foi nem será jamais reponsavel por sua degradação. Reveja o arquivo do Canal 10 e lá vai ver que nem eu nem o Fantástico fomos responsaveis pelo que hoje existe. Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário