Coluna do blog


 Criado macarrão com maior riqueza nutricional
Pesquisadores do Departamento de Engenharia de Alimentos corrigiram o problema nutricional do macarrão com o acréscimo de ingredientes especiais. Apesar de estar sempre presente na mesa de muitas pessoas, o macarrão é um alimento que não possui riqueza nutricional. Ele é uma boa fonte de carboidrato, que nos fornece energia para atividades diárias, mas é pobre em sais minerais e outros nutrientes importantes para o organismo. Para mudar isso, pesquisadores do Departamento de Engenharia de Alimentos criaram um novo tipo de macarrão, com base em dois ingredientes: farinha de linhaça e farinha de faseolamina. A primeira é rica em nutrientes essenciais, enquanto a outra é uma proteína encontrada no feijão branco. O resultado foi um macarrão com maior teor de minerais, proteínas e fibras, além da capacidade de reduzir o índice glicêmico de quem o consome, o que é bom tanto para quem quer emagrecer quanto para evitar diabetes do tipo 2.Os detalhes do estudo estão disponíveis no site da Agência UFC (http://www.agencia.ufc.br/), canal de divulgação científica e de extensão da Universidade Federal do Ceará. A reportagem é da UFCTV. Então vai ficara mais caro, penso eu. O feijão branco está custando uma fortuna no próprio campo. Recentemente este repórter encontrou no alto de uma serra em terras de Icó, uma família só de mulheres que planta feijão branco e a saca de 60 quilos seria vendida se eu quizesse, por R$1.200,00 reais. Como cearense é bicho gente que dá um jeito pra tudo, inclusive descobrindo como melhorar o poder do velho e sempre querido macarrão da "nona", não será surpresa um preço razoavel para o pacote da novidade.

A frase; "A primeira lição em economia é: o governo não dá nada à sociedade que dela não tenha tirado." José Pio Martins é economista e reitor da Universidade Positivo.

Projeto de Tasso (Nota da foto)
A Comissão de Assuntos Econômicos  aprovou projeto de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que aperfeiçoa as regras das parcerias público-privadas (PPP's) nas concessões de serviços públicos. A proposta permite que o parceiro privado tenha contraprestação mínima garantida, caso a demanda prevista do empreendimento não se realize. Por outro lado, caso a receita gerada pela prestação do serviço público seja superior ao estimado inicialmente, a União, os Estados e os Municípios poderão receber pagamentos extraordinários ou decidir pela redução de tarifas para os usuários.

Hoje é Finados
Respeito, saudade, lembranças, histórias de vida, ensinamentos. Aí estão as memórias de tantos com quem convivemos e que nos deixaram na orfandade.

Desligada
O HGF-Hospital Geral de Fortaleza,desligou de seus quadros a dra. Mayra Pinheiro, ex futura senadora da república, candidata que foi no Ceará.

Motivos quais?
A dra.Mayra, segundo relatos do HGF teria publicado vídeo mostrando os corredores do hospital com macas pelos corredores e super lotação,com motivação política.

Sob sua direção
Quando a dra.Mayra era presidente do Sindicato dos Médicos, o jornal sindical publicou fotos de algo na mesma situação, mas foi descoberto que as fotos eram de hosptal em Rondônia.

Casa cheia
O Aeroporto de Juazeiro do Norte (CE) espera receber 6 mil passageiros no feriado prolongado de Finados, entre os dias 1 e 5/11.

8% a mais
 O movimento é aproximadamente 8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando a movimentação registrada foi de aproximadamente 5,5 mil viajantes.

Urgência
A Assembeia do Estado recebeu,com pedido de urgencia, demanda do Tribunal de Justiça, pedindo pela criação de cargo de Juiz Leigo no TJCe.

Urgentíssimo
Imediatamente o presidente da Casa, José Albuquerque mandou o assunto para leitura em plenário. De outro turno há casos judicais dormindo há anos na Junta Recursal em Fortaleza.

Absorvente vazou
A fala de Cid Gomes cobrando autocrítica do PT em  ato de campanha pró-Haddad, no Marina  Hotel, não foi absorvida pelos petistas. Foi do tipo aba estreita ou ob?

Nenhum comentário:

Postar um comentário