O que se anuncia
Corre a boca farta que o deputado José Sarto, do PDT, teria tido seu nome ungido por lideranças e colegas, lá dele, para ser votado em 01 de fevereiro como candidato a presidente da Assembleia do Estado. Político destacado, Zé Sarto é discreto mas um danadíssimo articulador. a se confirmar seu nome e sua eleição e bom que o Ceará saiba de onde vem e como vem o que já foi presidente da Casa.
Nascido em Acopiara, município do centro-sul cearense, é filho de Antônio Moreira e de Maria Alice Nogueira de Oliveira. Irmão do também médico e político, o vereador de Fortaleza Elpídio Nogueira.
Mudou-se jovem para Fortaleza onde iniciou seus estudos na rede pública municipal. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, com estágio nos Estados Unidos da América na área da Ginecologia e Obstetrícia, trabalhou no Jackson Memorial Hospital em Miami.
Em 1988 elegeu-se vereador de Fortaleza pelo Partido Democrata Cristão com 2.604 votos, tendo sido primeiro secretário da Mesa Diretora no biênio 90/92. No ano de 1992, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, foi reconduzido à Câmara Municipal, com 3.462 votos, coroando sua atuação no parlamento municipal com sua eleição para a Presidência da Casa pelo biênio 92/94, marcando o início de um novo tempo na política municipal. Nesse período, assumiu várias vezes a prefeitura de Fortaleza.
Em 1994 foi eleito deputado estadual, com a expressiva votação de 29.301 sufrágios, tendo sido o deputado estadual mais votado no município de Fortaleza no referido pleito, e em seguida, presidente do diretório municipal do PMDB, partido pelo qual tinha sido eleito.
Foi reeleito em 1998 e 2002, em cujo pleito ficou na primeira suplência pelo Partido Popular Socialista (PPS), assumindo a vaga interinamente em virtude da nomeação do deputado Mauro Filho para a Secretaria de Administração, em seguida assumindo efetivamente em virtude da nomeação do Deputado Francisco Aguiar para o Conselho do Tribunal de Contas do Município.
Em 2006, envolvido na grande frente que elegeu o governador Cid Gomes, foi conduzido ao quarto mandato, com 58.013 votos - sétimo deputado mais votado do Estado do Ceará. Nessa legislatura, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Eleito em 2010 para o quinto mandato de deputado estadual com 65.282 votos, Dr. Sarto foi vice-presidente da Assembleia Legislativa no biênio (2011/2012), assumindo a presidência da Casa quando Roberto Cláudio, após vitória nas eleições municipais de 2012, assumiu a prefeitura de Fortaleza. Em outubro de 2013, filiou-se ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Foi líder do Governo Cid Gomes na Assembleia Legislativa durante o biênio 2013-2014.
Nas eleições de 2014 foi reeleito deputado estadual com 85.310 votos, sendo o quinto candidato mais votado na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará. Em março de 2016, filiou-se ao PDT, seguindo os irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes.
Atualmente, preside a Comissão de Fiscalização e Controle e é vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa. No biênio 2015/2016, foi presidente da Comissão de Educação e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou fraudes no Seguro DPVAT no Estado do Ceará.
- Formação acadêmica
Tem mestrando em ciência política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
É fluente em inglês e alemão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário