Vai comendo Raimundão

Salles continua falando demais e esclarecendo de menos
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu para a jornalista Andréia Sadi a revisão da lei de licenciamento ambiental dando foco a temas de médio e alto impacto: "São esses temas que, a exemplo de uma barragem de mineração, precisam de dedicação absoluta dos órgãos ambientais e muito rigor - não só no licenciamento, como na fiscalização."
Salles precisa esclarecer quem definirá o que tem alto ou baixo impacto. Até a semana passada, ele incluía as mineradoras entre as empresas que poderiam ter um licenciamento autodeclaratório.
Para os temas de baixo impacto, Salles defende um licenciamento simplificado ou autodeclaratório e disse ser necessário "responsabilizar as pessoas da empresa que recebem o laudo, os técnicos que fazem o laudo e os que fiscalizam o que está atestando o laudo. É preciso responsabilizar as pessoas físicas porque elas se sentirão mais comprometidas. Tem de aumentar as punições e torná-las mais efetivas."
Ficamos nos perguntamos se algum técnico assinará um laudo ou um licenciamento nestas condições. Concluímos que não, o que levará a uma paralisação geral do licenciamento ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário