Arte no Aquiraz


Circuito UFC-Arte no Interior realiza programação artística em Aquiraz, nos dias 26 e 27

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará promove, no município de Aquiraz, a primeira edição de 2019 do Circuito UFC-Arte no Interior. O projeto é realizado em parceria com o Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR), o Centro Cultural Tapera das Artes e a Prefeitura Municipal de Aquiraz.

A programação é composta de oficinas e apresentações artísticas nas áreas de música, canto, teatro e patrimônio cultural, ministradas por alunos e professores de projetos culturais realizados na UFC. Todas as atividades são voltadas a estudantes de escolas e universidades da região e à comunidade em geral. As inscrições para as oficinas são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser feitas presencialmente na Tapera das Artes e no Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz.

ABERTURA – A abertura oficial do Circuito UFC-Arte no Interior (edição Aquiraz) será no dia 26 de fevereiro, às 17h, no Teatro do Centro Cultural Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n, Centro), com apresentações do Quarteto de Cordas Tapera das Artes, da Orquestra Sanfônica Essência e do Grupo Catavento, projetos formados por alunos da entidade.

Na sequência, haverá a apresentação do espetáculo cênico-musical Algodões, do Grupo Vocal UFC, vinculado ao Curso de Música da UFC em Sobral. Desde 2012, o grupo produz espetáculos que resultam de pesquisa sobre as várias possibilidades para o coro cênico, mesclando linguagens que envolvem música e artes cênicas.  O espetáculo conta o episódio do rompimento da barragem Algodões, no Piauí, em maio de 2009, uma tragédia que levou à perda de vidas, de bens materiais e imateriais. O grupo Vocal UFC encena essa história tomando como ponto de partida a canção homônima do compositor Fernando Rosa e dramaturgia de Thyago Teixeira.

OFICINAS – As oficinas ocorrerão simultaneamente em espaços da Tapera das Artes e do Museu Sacro São José de Ribamar (Praça Cônego Eduardo Araripe, 22, Centro). No dia 26, com turmas das 9h às 11h e das 13h às 16h, o museu recebe o minicurso Patrimônio Cultural, Turismo Cultural e Educação Patrimonial: Diálogos Possíveis, ministrado pelo professor Frederico de Andrade Pontes, atual diretor da Casa de José de Alencar. 

No dia 27 de fevereiro, também no museu, o Projeto Ateliê do Iprede apresenta, em duas sessões, às 8h e às 13h, a peça O Galinheiro de Bragança, que tem como temática as diferenças. A peça conta, com muito humor, a história de uma galinha diferente, que muda o destino do galinheiro considerado o melhor da região. O grupo realizará também a oficina Jogos Teatrais, que é voltada para o público infantil e terá duas turmas após os espetáculos, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

O Centro Cultural Tapera das Artes sedia cinco oficinas na área da música, nas quais os participantes terão a oportunidade de aprender com professores e alunos dos Cursos de Música da UFC em Fortaleza e Sobral. No dia 26, das 8h às 11h, será realizada a oficina Metodologias de Ensino Coletivo de Violino, com Liu Man Ying, professora da área de violino e viola do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e coordenadora da Camerata de Cordas UFC – Fortaleza. No turno da tarde, das 14h às 17h, ocorrerá a oficina Técnica Vocal e Canto Coral, com Gabriel Sintra, regente do Coral do ICA-UFC.

No dia 27, será a vez do grupo do Curso de Música da UFC em Sobral ministrar oficinas. Das 9h às 11h, Leonardo Borne, docente do curso, será o facilitador da oficina Jogos para a Leitura Musical. No mesmo horário, acontece a oficina Expressividade Corporal para o Canto em Grupo, com Messias Rodrigues. À tarde, das 14h às 17h, ocorrerão as oficinas Acompanhamento de Grupos Corais com o Violão, com João Marcos, e Experimentando a Música Corporal: Visualizando os Sons do Corpo, com Jackson Crispim.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da SECULT-ARTE, em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF). Todos os projetos foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário