Coluna do blog


Uma coisa puxa outra
Nossa grande mania de imitação,ou ainda um desejo danado de ter coisas que outros povos têm,sempre nos fizeram descobrir mazelas escondidas e/ou desconhecidas de muitos de nós mesmos. Agora, quando o mundo sofre a dor do desastre que se repete em Minas Gerais, com o rompimento da barragem de rejeitos de minério de Brumadinho, o cearense descobre que também tem uma barragem em risco de destruir campos e vidas. Não é rejeito de mineração que é coisa que não tem ou tem muito pouco por aqui, mas de água mesmo, esse bem do qual vivemos nos queixando que temos pouco. Em Lima Campos há um açude. Uma barragem pequena, nas beiradas do Orós que serve para alimentar o campo e dar de beber à população do Icó, entre o fim do sertão central e o começo do Cariri cearense. Pois bem; descobriram lá, enormes erosões no talude da barragem Lima Campos. Danado é que a barragem pertence ao DNOCS, um órgão que por anos e anos honrou e orgulhou o Ceará, por seus técnicos e serviços prestados, mas que foi abandonado à própria sorte por governos diversos. Pior: o DNOCS nem faz nem desocupa a moita. Sabendo dos riscos da parede do açude Lima Campos causar problemas no futuro, a Prefeitura de Icó se prontificou a arrumar o que está seriamente danificado. Mas o DNOCS não permite  nem promove sequer um sorriso de que poderá pensar em fazer um remendo.O DNOCS não é mais o mesmo faz tempo. Na verdade o DNOCS com gestões perigosas, algumas das quais desonestas e incompetentes decreta falência moral. Desta vez não me surpreenderá o DNOCS ser assumido pela Codevasf ou...acabar de vez.

A frase: "Decretada prisão dos responsáveis por autorização de Brumadinho.Um ótimo sinal de que o Brasil já não aguenta impunidade!". Gilberto Dimenstein como que sugerindo que pode ocorrer o mesmo, por omissão, a diretores do DNOCS.

Erosão na barragem de Lima Canpos (Nota da foto)
O DNOCS não pode -falta grana-, nem sai de cima. Desde o ano passado sabe que a parede do açude Lima Campos está seriamente comprometida mas nem toma providência nem permite que a administração do  Icó faça alguma coisa pra defender o município.

Hoje nos legislativos
As dez horas a Assembleia do Estado começa nova legislatura. Dos 46 eleitos, dois voltarão e 15 serão novatos. Eleição da Mesa,tudo indica, será pacífica com José SArto na presidência.

Mesma hora
Na Câmara de Vereadaores o presidente  Antônio Henrique, empossará os suplentes que substituirão os vereadores eleitos deputados estaduais e receberá  a mensagem de prestação de contas da administração do prefeito Roberto Cláudio, referente ao ano passado.

Vai-e-vem
A prefeitura de Fortaleza decidiu realizar uma pesquisa ampla de “Origem e Destino” pra fazer um completo diagnóstico sobre o transporte coletivo de Fortaleza.

Fala Roberto Claudio
“Será uma tomografia computadorizada, um diagnóstico preciso do setor. Vamos ouvir 23 mil moradores de todos os bairros de Fortaleza e repaginar as linhas para atender toda população”.

Socialismo ou fascismo
Ciro Gomes está na República Dominicana. Reunião do Conselho da Internacional Socialista. “... debatendo ideias para a construção de um caminho que não nos obrigue a escolher entre a corrupção ou fascismo”, disse no tuiter dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário