Do blog de Jaguaribara


Piscicultores perdem criação total de tilápia no Castanhão

Posted at  sábado, fevereiro 09, 2019  |  in  Economia
Criação de peixes foi totalmente prejudicada.
Fotos: Reprodução/WhatsApp

Os piscicultores jaguaribarenses do Curupati Peixe, Jaburu e proximidades do DNOCS tiveram sua produção de tilápia seriamente afetada pela falta de oxigênio no Açude Castanhão neste sábado, 9. As causas da mortandade dos peixes ainda estão sendo apuradas pelos órgãos competentes. Entretanto, os piscicultores se deparam com mais um episódio desanimador em suas vidas. 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Pesca informou que tem realizado uma série de atividades com vistas a piscicultura no município. Entre as atividades estão o monitoramento sanitário das produções através de coleta de peixes sintomáticos para análises laboratoriais para identificação das causas e facilitar na prevenção de causas que possibilitem a perda da produção, incentivo às práticas de controle sanitário através do uso de vacinas autógenas visando a prevenção de doenças;onitoramento dos parâmetros (temperatura, oxigênio dissolvido e pH) e a realizações de palestras com temas importantes em parceria com empresas de rações.

A piscicultura representa a principal fonte de renda do município de Jaguaribara e há alguns anos vem sendo duramente afetada por causas climáticas como a falta de oxigenação no reservatório, oriunda principalmente do pouco nível de água disponível no Castanhão, que nas últimas semanas operava com apenas 4% de sua capacidade total. 

A Prefeitura Municipal de Jaguaribara, em nota pública, se solidarizou com os piscicultores que se depararam com a perda de toda sua produção. Através das Secretarias de Aquicultura e Pesca e Infraestrutura, o Executivo Municipal está atuando na retirada dos peixes da água para evitar contaminação. O órgão buscará  junto à Secretaria Estadual e Ministério responsável pela Pesca suporte aos piscicultores que mais uma vez passam por esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário