Bom dia


Evandro Leitão anuncia projeto que propõe política de combate à depressão
O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) anunciou nesta quinta-feira (04/04), na Assembleia Legislativa, projeto de lei que propõe o regramento geral da Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão na rede pública de saúde. Durante discurso, ele explicou que a ideia é que os profissionais de saúde identifiquem precocemente os sintomas da depressão para encaminhar os pacientes o mais rápido possível para o tratamento adequado. “Depressão não é tristeza, ócio ou ausência de fé, é uma doença séria e que precisa ser tratada”, afirmou.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a depressão é conhecida como o “mal do século” e acomete mais de 320 milhões de pessoas em todo o planeta. No Brasil, são pelo menos 11 milhões de doentes. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que o número de auxílios-doença em decorrência da depressão tem crescido nos últimos anos, passando de 1.256 em 2016 para 1.741 em 2018 somente no Ceará. “A depressão destrói sonhos, acaba com famílias. O Estado precisa estar atento para combater essa doença que tem atingido tantos brasileiros e tantos cearenses”, declarou Evandro Leitão.
Além do diagnóstico precoce, o projeto tem como objetivos da política evitar ou diminuir as complicações da depressão, identificar e cadastrar pacientes com esse quadro clínico, conscientizar a sociedade em geral quanto aos sintomas e a gravidade da doença e abordar o tema em reuniões públicas para disseminar informações importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário