Parlamentares se mobilizam para evitar fechamento de hospital

Deputados estaduais afirmam que estão empenhados em buscar soluções para evitar o fechamento do Hospital Batista. A deputada Doutora Silvana (PR) ressalta que a Comissão de Seguridade Social e Saúde, a qual preside, está acompanhando o caso. A parlamentar salienta que a instituição corre risco de fechar, por falta de verba, em razão do fim do convênio com a Prefeitura.
“Não podemos permitir o fechamento de uma instituição de saúde que é referência, faz trabalhos filantrópicos e voluntários, entre outras ações de grande importância para o Ceará”, pontua.

A deputada, que também é médica, enfatiza que, juntamente com os deputados Carlos Felipe (PCdoB), Fernanda Pessoa (PSDB) e Queiroz Filho (PDT), esteve no Tribunal de Contas do Estado (TCE), na semana passada, em busca de alternativas que possam evitar o encerramento das atividades do hospital. “Segundo o presidente do TCE, existe uma liminar que diz que o município não pode celebrar convênio, pois a instituição que está com problemas fiscais”, explica.

A deputada assinala que parlamentares da Comissão de Saúde da AL estão tentando marcar uma reunião no Tribunal de Justiça para tratar da causa. “Sei que podemos fazer alguma coisa que evite o fechamento do hospital”, disse em pronunciamento no plenário da AL, na última sexta-feira.
Já o deputado Carlos Felipe explicou que a União deve ao Hospital Batista, portanto, quer se reunir com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo. O objetivo é debater a alternativa de a dívida da União ser instrumento jurídico, servindo como possível quitação. “Essa situação é burocrática e não deveria ter prioridade acima da vida humana. Sei que em reunião com representantes da Justiça, conseguiremos resolver essa questão”, afirmou.

Também em defesa da unidade de saúde, o deputado Heitor Férrer (SD) destacou o drama que a população enfrenta ao procurar atendimento médico no Sistema Único de Saúde e o constante fechamento de hospitais no Estado.
“O Hospital Batista é mais uma unidade hospitalar do Ceará que corre o risco de fechar as portas, a exemplo de mais sete unidades que já perdemos ao longo de 10 anos. A todo dia, a população do Ceará cresce ao passo que a quantidade de unidades de saúde faz é diminuir. Isso redunda em sofrimento de quem é mais necessitado”, lamentou.

Heitor também ressalta a atuação da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia, que tem à frente a deputada Doutora Silvana (PR), em busca de encontrar uma solução para que o hospital continue a receber os recursos oriundos da Prefeitura de Fortaleza, resolvidas as pendências legais que impedem a renovação do contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário