100 anos do eclipse que marcou Sobral

Comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral serão intensificadas a partir desta terça-feira (21/05)

Em comemoração aos 100 anos do mais famoso eclipse solar da história, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará, intensificam as comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral a partir desta terça-feira (21/05).
O ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) visitará as cidades por onde os cientistas das expedições norte-americanas e britânica passaram. O ônibus sai de Camocim, dia 21, e encerra o trajeto em Sobral, dia 29.
Dia 22, a atração fica por conta da 30ª edição conta do Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries, apresentação que acontece no anfiteatro da Margem Esquerda (antiga Concha Acústica), a partir das 19h. A Eurochestries se apresentará por diversos espaços e distritos da cidade. O acesso é gratuito.
De 28 a 30 de maio, o Centro de Convenções recebe o Encontro Internacional Centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019). O encontro celebra o fenômeno observado em Sobral (CE) e na Ilha do Príncipe, na Costa da África, com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. Aos interessados, as inscrições permanecem abertas até o último dia de evento.
Nos três dias do encontro haverá palestras; painéis sobre Astronomia, Astrofísica, História do eclipse de 1919, Relatividade Geral e Cosmologia; lançamentos de livros; entre outros.
No dia 29 de maio, será lançado o selo comemorativo do Centenário do Eclipse de Sobral e realizado uma transmissão simultânea em Sobral e na Ilha do Príncipe, a partir das 8h30. Às 14h, será realizada, no Theatro São João, a Global Opera in Science com transmissão simultânea de Sobral, Campos dos Goytacazes (RJ), Ilha do Príncipe e Noruega. Às 20h, será reinaugurado o Museu do Eclipse, com apresentação da Orquestra da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Pátio da Igreja do Patrocínio.
Neste mês de maio, em comemoração também ao mês do Orgulho Geek, o projeto Cinema na Casa exibe, na sala de cinema Falb Rangel da Casa da Cultura, uma programação especial dedicada ao universo: Perdido em Marte, Jogador Nº 1, Interestelar, Vingadores: Guerra Infinita, Apollo 18, Homem Formiga e a Vespa e O Primeiro Homem.
Sobral vem celebrando o fenômeno há um ano, com a instituição do Ano Municipal das Ciências. Desde maio de 2018 a Prefeitura vem promovendo palestras, exposições, congressos e simpósios.
A Secretaria da Educação está elaborando um novo currículo de Ciências e, como parte dessa ação, recebeu dois laboratórios FabLearn, projeto do professor Paulo Blikstein da Universidade de Columbia, financiados pela Fundação Lemann. Além disso, todos os estudantes das escolas públicas foram incentivados a participar de diversas olimpíadas que envolvem Matemática, Ciências, Astronomia, entre outras disciplinas.
O Centenário do Eclipse de Sobral é ainda tema de uma exposição na Câmara dos Deputados, no corredor de acesso ao plenário. Aberta dia 14 deste mês, ela permanece aberta até 15 de junho.
Em março, uma estátua moldada em argila e fundida em bronze (mesmo material da estátua de Carlos Drumond de Andrade, disposta no calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro) de Albert Einstein chegou ao município. Encomendada pela Prefeitura de Sobral, a peça foi criada pelo premiado artista brasileiro Murilo Sá Toledo e permanece em exposição permanente na Margem Esquerda (próximo ao Largo das Dores).
Sobral recebeu, também em março, a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde foram realizadas conferências, mesas-redondas, painéis, lançamento de livros, além de uma Feira de Ciências para os estudantes da rede municipal, relatos de experiências educacionais e sessões diárias de projeções científicas e de entretenimento no Planetário de Sobral.
Entre os destaques da programação, estava a participação do professor da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, Daniel Kennefick, que além de físico é um especialista na história da Relatividade Geral de Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário