Coluna do blog


A saúde na UTI-O Batista vai fechar
 O deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB) lamentou, durante o tempo de explicações pessoais da sessão plenária da Assembleia Legislativa o congelamento na saúde brasileira, por parte do Governo Federal. O parlamentar pontuou a falta de medicamentos nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento (UPAs). “Estamos vivendo um drama grande. Quem é da área da saúde consegue ter dimensão de como o Brasil está pedindo socorro na saúde”, disse. Dr. Carlos Felipe se solidarizou com a morte de uma criança no município de Sobral. Segundo o deputado, ela estava no hospital de Crateús e foi transferida para a Unidade de Pronto Atendimento de Sobral com leucemia, onde faleceu. O parlamentar enfatizou que, na UPA de Sobral, a criança necessitava de um medicamento que estava em falta. “Com esse medicamento teria uma chance. Esse drama se repete diariamente nas UTIs, nas filas de cirurgias e na saúde como um todo”, afirmou. O deputado ressaltou que reconhece o esforço dos municípios e do governador Camilo Santana para manter a saúde pública estável. “Estamos fazendo o que está ao nosso alcance, porém o Governo Federal congelou por 20 anos os orçamentos da saúde. É preciso derrubar esse congelamento. Não é questão de política, e sim de ajudar as pessoas que estão morrendo”, alertou. Carlos Felipe, entretanto, ressaltou numa frase, toda a preocupaçao do sistema de saúde da população de Fortaleza, denunciando o fechamento de cerca de 150 leitos, incluindo UTIs, em um dos hospitais mais importantes do Ceará, o Batista. Felipe disse que o Hospital Batista poderá fechar suas portas e delega a milagres e abnegação que a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza se mantenha no nivel que está. Em Fortaleza já seria uma dezena os hospitais que fecharam suas portas.

A frase: "O Lula tá apaixonado e tá doido pra casar". Rola nas redes um velho amor de Lula. É o fim do "lula-livre".

Salvamos nosso candeeiro (Nota da foto)
Em 2014, ano da crise de água de São Paulo, os reservatórios tinham apenas ⅔ da média. Só não faltou luz porque havia termelétricas suficientes para sustentar a demanda.De lá para cá, o nível dos reservatórios oscila em torno de 80% da média histórica. Além das térmicas, a brutal recessão pela qual passou o país afastou o risco de apagões. A situação no Nordeste só não é pior por conta da expansão das eólicas nos litorais do Rio Grande do Norte e do Ceará e no interior da Bahia.

Turismo de mudança
A questão é simples: faz muito tempo há um limite no número de vôos entre Brasil e Argentina, num velho acordo que nos leva a meados do século passado. Hoje  é assim e isso precisa cair.

Como é agora
Argentina e Brasil dividem a maior fatia do mercado de turismo de lazer da América do Sul. Os argentinos representam 40% dos turistas para  os destinos brasileiros, no lado de lá das fronteiras, os brasileiros representam 30% das visitas internacionais.

Ta “embaraçado?”
Parece uma gravidez no ar. O Ceará, desde o primeiro dia do novo governo, começou a esperar pela licença do senhor Mauro Filho, eleito deputado federal, para assumir a super secretaria que o Governo arrumou pra ele.

Gostou muito
Parece que o deputado gostou tanto de Brailia que foi ficando e mais; esqueceram de avisar pra ele o compromisso com o primeiro suplente do grupo, Anibal Gomes, um senhor cmpridor dos compromissos e palavras assumidas. Espera em paz a volta do sr.Mauro Filho.

Qualé a diferença?
O presidente da Comissão de Educação, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), afirma que a diferença entre corte e contingenciamento precisa ser esclarecida. Por isso mandou chamar de volta o Ministro da Educaçao,o tal VAsconcelos que não é de Sobral..

Desculpa de jacu
Em vídeo publicado no Twitter, o Ministério da Educação explica que no corte, o dinheiro deixa de fazer parte do orçamento na mesma hora. Já os valores contingenciados podem ser desbloqueados se a economia melhorar.Ora, ora, ora..



Nenhum comentário:

Postar um comentário