Educação

    Estudantes fazem nova manifestação contra bloqueios na educação

    Estudantes e professores de escolas públicas e privadas voltam às ruas em todas as regiões do país nesta quinta-feira (30) para realizar seu segundo protesto contra os bloqueios na verba para a educação promovidos pela gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
    Os atos são encabeçados pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e contarão com a participação de pessoas convocadas pelas centrais sindicais contrárias à reforma da Previdência, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores).
    Acompanhe todas as informações sobre os protestos.
    • 7h19 30.mai
      Pelo país
      Na fronteira com o Uruguai, estudantes protestam contra cortes
      JAGUARÃO - Onde o Brasil faz divisa com o Uruguai, na cidade gaúcha de Jaguarão, centenas de estudantes foram às ruas no início da tarde desta quinta-feira (30) em protesto contra os cortes de verbas impostos pelo Ministério da Educação (MEC).
      Uma das faixas, carregadas por alunos do Ifsul (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) continha os dizeres: "Vivemos para o estudo. Soldados da ciência, o livro é nosso escudo e a arma é a nossa inteligência".
      Além do Ifsul, a cidade conta com um campus da Unipampa (Universidade Federal do Pampa). (Paula Sperb)


      Cláudio Martins/Facebook
      Estudantes protestam em Jaguarão, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai
      Estudantes protestam em Jaguarão, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai

  • 17h19 30.mai
    Rio de Janeiro
    Protesto no Rio ganha corpo e já ocupa parte de avenidas
    RIO DE JANEIRO - O ato em frente à Igreja da Candelária, no centro do Rio, toma corpo e agora ocupa parte das avenidas principais Presidente Vargas e Rio Branco. Vermelho é o tom mais frequente nas camisetas e bandeiras, e grande parte do público é jovem.
    "Defumados" por churrasquinhos, os manifestantes entoam gritos como "Que contradição, tem dinheiro para a milícia mas não tem para a educação" e "Quero estudar para ser inteligente, porque de burro já basta o presidente".
    A ideia é que às 18h o grupo de manifestantes caminhe até a região da Cinelândia, a cerca de um quilômetro de onde ocorre a concentração. Algumas equipes de policiais militares com máscaras se espalham ao longo do trajeto. (Júlia Barbon)

  • 17h14 30.mai
    Belo Horizonte
    Manifestantes fazem concentração com música e pipoca em BH
    Na capital mineira, a concentração para o ato desta quinta (30) começa com pipoca e música.
    "Se o povo se unir, o governo vai cair", canta um grupo com instrumentos de percussão.
    Em um prédio da faculdade de Direito da UFMG duas faixas foram estendidas com as pautas do dia. A menor diz: Cientistas do estado contra os cortes na educação. A maior: Não à reforma da previdência - assinada pela associação de docentes da UFMG.
    O ato estava marcado para começar às 17h. Carros de som já estão em volta da praça Afonso Arinos, no centro da capital, de onde sai o ato (Fernanda Canofre)

    Fernanda Canofre/Folhapress
    Faixas de protesto colocadas em frente ao prédio da faculdade de Direito da UFMG
    Faixas de protesto colocadas em frente ao prédio da faculdade de Direito da UFMG
  • 17h13 30.mai
    Pelo país
    Ator fantasiado de Bolsonaro arranca vaias e risadas em manifestação no Recife
    RECIFE - O ator Gleuson Vieira encontrou uma forma diferente para protestar contra o contingenciamento das verbas de educação. Fantasiado de Jair Bolsonaro, teve fôlego para fazer discursos, sempre emendando frases com os bordões do presidente.
    Por onde passa, em meio ao protesto, arranca risadas e algumas vaias."Eu vou cortar toda a verba da educação. Vocês não terão mais lugar para fazer balbúrdia", disse, imitando o presidente. Com humor, chama as pessoas para fazer foto com ele. O pedido é sempre negado de maneira veemente. "Ninguém quer fazer foto comigo. Por que será?", diverte-se. (João Valadares)

    João Valadares/Folhapress
    O ator Cleuson Vieira fantasiado de Bolsonaro em protesto no Recife
    O ator Cleuson Vieira fantasiado de Bolsonaro em protesto no Recife

  • 17h13 30.mai
    Pelo país
    Ato em Belém concentra multidão na Praça da República
    BELÉM - O ato em defesa da educação já reúne uma multidão na Praça da República, no centro da capital paraense.
    A concentração iniciou às 16h. A praça é ponto de partida para 4 km de caminhada a ser feita este fim de tarde até o Mercado de São Brás.
    Nesse momento entidades sindicais e estudantis discursam em carro som ao lado do Theatro da Paz, patrimônio arquitetônico da capital. (Lázaro Magalhães)

  • 17h09 30.mai
    Pelo país
    Grupo de estudantes de 1968 vai às ruas em ato no Ceará
    FORTALEZA - O ato em Fortaleza também promoveu um encontro de gerações. Na Avenida da Universidade, as funcionárias públicas aposentadas Regina Estela Façanha, 73, Aspásia Soares, 73, e Ana Tavares, 71, seguiram o trajeto com uma faixa que declarava que os jovens de 1968 apoiavam os jovens de 2019.
    As três viveram o período da ditadura militar e acreditam que o atual cenário político caminha para um novo estado de exceção. "É um retrocesso! Nunca pensamos que iríamos viver para temer isso novamente. Perdemos amigos que até hoje não apareceram", diz Regina Façanha. (Thays Lavor)

    Thays Lavor/Folhapress
    As funcionárias públicas aposentadas Regina Estela Façanha , 73, Aspásia Soares,73, e Ana Tavares, 71
    As funcionárias públicas aposentadas Regina Estela Façanha , 73, Aspásia Soares,73, e Ana Tavares, 71

  • 16h53 30.mai
    São Paulo
    Ex-aluno de universidade federal leva cães em ato para ‘chamar atenção’
    SÃO PAULO - O paisagista Agnaldo Carlos, 43, foi acompanhado dos dois cachorros, Sofia e Flash, para o ato contra o corte de verbas na educação. Os animais estavam com figurinos com os dizeres "fora Bozo" (em referência ao presidente Jair Bolsonaro) e "educação". "É uma forma de chamar atenção do povo para essas questões", diz ele, dividindo-se entre os vários pedidos de fotos com os bichos.
    Além de protestar contra o bloqueio de verbas para a educação, Carlos, que diz ser ex-aluno da Universidade Federal do ABC, também foi ao ato para lutar contra a reforma da previdência. (Júlia Zaremba)

    Júlia Zaremba/Folhapress
    Paisagista Agnaldo Carlos, 43, vai a protesto em SP acompanhado dos dois cachorros, Sofia e Flash
    Paisagista Agnaldo Carlos, 43, vai a protesto em SP acompanhado dos dois cachorros, Sofia e Flash


  • 16h50 30.mai
    Veja fotos de brasileiros que residem no exterior em atos contra os cortes na Educação


  • 16h41 30.mai
    Ato no Recife é menos expressivo do que manifestação anterior
    RECIFE - O ato contra os cortes na educação reúne, até o momento, um público visivelmente menor do que a manifestação realizada no último dia 15.
    A concentração, na rua da Aurora, área central da cidade, conta em sua grande maioria com estudantes secundaristas da rede pública de ensino.
    Além dos protestos contra o contingenciamento promovido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, os manifestantes atacam a reforma da Previdência e exaltam o ex-presidente Lula, preso em Curitiba há mais de um ano.

    João Valadares/Folhapress
    Manifestantes seguram cartazes em protesto no Recife
    Manifestantes seguram cartazes em protesto no Recife

  • 16h36 30.mai
    São Paulo
    Manifestantes começam a se reunir no Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo
    SÃO PAULO - Milhares de pessoas começam a se reunir no Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, para protestar contra o bloqueio de verbas para a educação pelo governo Bolsonaro. O público é composto, em grande parte, por estudantes de instituições federais, integrantes de movimentos sociais e de centrais sindicais. Além do fim do contingenciamento de verbas, pedem a liberdade do ex-presidente Lula e o fim da reforma da previdência. (Júlia Zaremba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário