No Araripe, o fossil aflora

Departamento de Geologia recebe evento sobre pesquisas paleontológicas na bacia do Araripe

O Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará e o Instituto Senckenberg, da Alemanha, realizam nos dias 16 e 17 de maio evento sobre o projeto Crato Fossil Lagerstaette (CFL), voltado para interessados em pesquisas na bacia do Araripe, especialmente de cunho paleontológico. O primeiro Short Meeting: Crato Fossil Lagerstaette Project será realizado no auditório do Departamento de Geologia (bloco 912), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O termo "lagerstaette" faz referência a jazigos fossilíferos de classe mundial, conhecidos por sua importância em diversidade e número de espécimes fósseis. A Crato Fossill Lagerstaette (CFL) é mundialmente reconhecida por sua rica biota da época conhecida como Cretáceo Inferior (cerca de 110 milhões de anos atrás), da qual fazem parte peixes, plantas, insetos, crustáceos, aracnídeos, quelônios, lagartos e pterossauros, além de microfósseis como dinoflagelados, ostracodes e palinomorfos.

Essa importância foi reconhecida pela UNESCO em 2006 com a criação do Geopark Araripe, o primeiro das américas.

PROGRAMAÇÃO – O evento dos dias 16 e 17 contará com uma série de palestras abertas ao público interessado na pesquisa paleontológica. Uma delas, do Prof. Lutz Kunzmann, que falará sobre "Pesquisa paleobotânica e interesses do Senckenberg no Projeto CFL".

Também estão previstas palestras sobre os seguintes temas: "Os insetos fósseis da Crato Fossil Lagerstaette", "Problemas paleobotânicos da Crato Fossil Lagerstaette" e "A estratigrafia da Crato Fossil Lagerstaette". O evento não emitirá certificado de participação, e as palestras em inglês não terão serviço de tradução simultânea.

A atividade ocorre no contexto de cooperação internacional entre a UFC e o Instituto Senckenberg, iniciada em 2016. No ano passado, a parceria foi reforçada pela aprovação do Programa Probral (http://bit.ly/2VNy2N4), contando com recursos brasileiros e alemães. Previsto para durar quatro anos (2019-2022), o Probral incluirá, nos dois países, missões de estudo de doutorandos e pós-doutorandos, missões de trabalho de pesquisadores da equipe, workshops, trabalhos de campo e outras atividades.

A programação completa pode ser vista no site do Departamento de Geologia da UFC: http://bit.ly/2H6VH2E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário