Canindé e Itatira aguardam ação contra dengue


Cruz Vermelha e SBP levam programa de combate ao Aedes Aegypti para o Ceará

Projeto ‘Juntos Contra o Mosquito’ irá realizar atividades educacionais e mutirões de limpeza com a população para reduzir os casos de arboviroses nos municípios de Canindé e Itatira
Para conhecer os métodos que serão utillizados no Ceará, os parceiros fizeram atividades no município de Brumadinho, no interior de Minas Gerais onde, depois do acidente de 5 meses passados, houve um surto assustador de dengue e outras doenças provocados por arbovirus. O Presidente da Cruz Vermelha Brasileira, o cearense  Julio Cals, acompanhou pessoalmente as ações do final de semana em Brumadinho, juntando mais de 50 voluntários e centenas de famílias entre visitadas e/ou que foram a um centro colegial e assim trabalharem os quatro pontos fundamentais do projeto: Limpeza, educação de adultos, educação de menores e ratificação de visitas com acompanhamento das atividades.
Para ajudar o Brasil no combate às arboviroses, que são as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti como a dengue, chikungunya e zika, a marca SBP, que há mais de 40 anos protege as famílias brasileiras contra os insetos, criou o movimento ‘Juntos Contra o Mosquito’. Em parceira com a Cruz Vermelha Brasileira, os municípios de Canindé e Itatira, no Ceará, serão duas das sete cidades no país que receberão o projeto entre os meses de maio e julho.


“A incidência de mosquitos na região está alta e mais do que nunca é importante que a população se mobilize para combatê-los. Com o projeto ‘Juntos Contra o Mosquito’ queremos mostrar que com medidas simples de prevenção, conscientização e o envolvimento de toda a população, podemos evitar a proliferação destas doenças que todos os anos causam sérios danos a tantas cidades do Brasil”, explica Loic Lelann, Head de Marketing de SBP. No ano passado, o programa foi aplicado em três cidades, com resultados bastante positivos na proteção contra o mosquito Aedes aegypti.
Com apoio da rede de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira, o programa é levado de porta em porta para cada família, alertando sobre o problema e ensinando formas de prevenção. “A parceria com SBP nos ajudou a aprimorar e multiplicar a expertise que já usávamos para os cuidados necessários contra as arboviroses. Estamos muito felizes em participar desde o começo desta iniciativa e poder leva-la para algumas das áreas mais necessitadas do país”, comenta Julio Cals, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira.
Só em 2019, foram registrados mais de 451¹ mil casos prováveis de dengue, chikungunya e Zika no Brasil, segundo o Monitoramento dos Casos de Arboviroses Urbanas transmitidas pelo Aedes, divulgado em abril deste ano pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o levantamento, no Ceará, foram registrados mais de 4.500 casos prováveis.

Juntos Contra o Mosquito no Ceará
Para conscientizar a população, o movimento Juntos Contra o Mosquito estará nos municípios de Canindé e Itatira atuando em quatro importantes frentes: cadastramento das famílias que serão ajudadas, limpeza e cuidado dos possíveis focos, promoção de ações de educação de adultos e crianças sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, e a doação de produtos SBP para garantir uma proteção completa: dentro e fora de casa. O kit é composto pelo SBP Aerossol², para eliminar os insetos dentro de casa, SBP Repelente Elétrico Líquido³, para manter os mosquitos afastados e o SBP Repelente Corporal4, que deve ser aplicado no corpo para realização de atividades em locais externos.
Além das soluções, a população receberá um material educativo que auxiliará no combate efetivo e na prevenção do Aedes aegypti. O material serve como base para a realização dos mutirões de
limpeza que envolverão a população de cada localidade para identificar e combater os possíveis focos do mosquito eliminando assim o agente causador das arboviroses. A rede de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira também realizará em algumas escolas ações sociais para crianças e adultos se engajarem no movimento por meio de brincadeiras e atividades lúdicas que ensinam formas de proteção e prevenção

Metodologia Juntos Contra o Mosquito
A metodologia e os materiais educacionais do projeto foram desenvolvidas em parceria com a London School of Hygiene and Tropical Medicine, reconhecida internacionalmente por sua excelência em pesquisas sobre doenças tropicais, levando às comunidades um programa educacional para combater e prevenir a formação de focos do mosquito. As atividades acontecem com a parceria inestimavel da Cruz Vermelha Brasileira e combina atividades educacionais, doação de produtos e realização de mutirões de limpeza. O foco principal é reduzir a reprodução e, consequentemente, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya, febre amarela e Zika, além do uso de repelentes e inseticidas que aumentam o fator de proteção.
Por Macário Batista - enviado especial a Brumadinho(MG)
Fotos de João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário