Coluna do blog


A oposição a mais uma termelétrica ao lado de Fortaleza
Muita gente acha que o legado dos delírios de Eike Batista foi a corrupção e as enganações, e que ele nada deixou de concreto. Mas infelizmente ele deixou. Perto de Fortaleza, ele construiu duas térmicas à carvão, e uma outra nas proximidades de São Luiz. As três queimam carvão colombiano. E, como todas as térmicas, bebem muita água.Recentemente, durante uma das crises agudas de disponibilidade de água, a disputa entre as usinas e a população de Fortaleza foi parar na Justiça. E as usinas ganharam.Agora, foi anunciada a construção de mais térmicas nas proximidades da capital cearense. Desta vez, as plantas queimarão gás natural e usarão água do mar dessalinizada.O pessoal do Ceará no Clima postou no Facebook seis motivos para dizer não às termelétricas. O primeiro é que a queima de gás natural aumenta a concentração de CO2 na atmosfera; menos do que as vizinhas a carvão, mas muito mais do que as eólicas e fotovoltaicas da região. Ainda comparando com as fontes limpas, as novas usinas geram pouco emprego e, por conta da planta de dessalinização e da planta de regaseificação, a energia delas sairá mais cara.Em tempo: ontem o ministro de minas e energia, almirante Bento Albuquerque, disse não poder "descartar nenhuma das fontes" de energia. Segundo a Folha, ele destacou que o carvão é importante para a economia da região Sul do país e, por isso, projetos da fonte deverão continuar aptos a participar dos próximos leilões do governo para contratação de novos empreendimentos.” As contas usadas para mostrar que a geração a carvão é barata não incluem os impactos sobre a saúde dos trabalhadores e da vizinhança, não levam em conta os prejuízos pela competição pela água e não levam em conta os impactos gerados pela crise climática. Se incorporassem esses custos, deixariam de ser viáveis.Com Climainfo.

A frase: "Agradeço ao povo do Ceará por me  trazer de volta à Camara dos Deputados". Anibal Gomes, reassumindo mandato federal  na semana passsada.

Eu vi (Nota da foto)
Com o presidente da Cruz Vermelha Nacional. Júlio Cals, cheguei a entregar um kit de materiais repelentes e educativos para uma moradora de Brumadinho,Minas. O mosquito da dengue atacou a cidade. A vivência foi para mostrar o que, como e porque a Cruz Vermelha e a SBP atuarão neste final de semana em Canindé e Itatira.

Experiência
A Cruz Vermelha e a SBP firmaram convênio em um programa que objetiva combater o mosquito da dengue em todo o Brasil. Aqui no Ceará as primeira incursões serão em Canindé e Itatira, onde há muitos casos de dengue, chikungunya e zika.

Teste
Neste final de semana, em Brumadinho, Minas, um grupo de jornalistas foi convidado para a observação de como o assunto será tratado nas cidades cearenses e outros municípios brasileiros. Por que Brumadinho? Pela incidência de arboviroses na região.


Na tela
Papa Francisco a Trump: ‘Quem constrói muros acaba prisioneiros deles’.O líder católico disse estar disponível para novas conversas com o presidente dos EUA e se esquivou de críticas dos ultraconservadores.  Francisco foi chamado de herege.

Bombeamento
Lais Nunes, prefeita do Icó, conseguiu junto à Cogerh e o DNOCS, bombeamento de águas do Orós para o Açude Lima Campos, reservatório que dá sustentação ao abastecimento de água para uso doméstico no município até 2020.

Visitantes
Entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, 93 mil turistas internacionais visitaram o Estado. A renda gerada pela atividade saltou 9,8% em relação à alta estação anterior, movimentando R$ 5 bilhões durante a temporada.

Segundo a Setur
Em reflexo ao aumento de vôos internacionais no Ceará, o volume de turistas estrangeiros que visitaram o Estado cresceu 44,2% na alta estação de 15 de dezembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019 frente a igual período anterior, revelam dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

ANNT cearense
Engenheiro do ITA, Davi Barreto, foi aprovado em sabatina do Senado para assumir a direção da ANTT-Agencia Nacional de Transportes Terrestres. Sua indicação foi do Ministro Tarcisio Gomes de Freitas,da Infraestrutura, também de raízes cearenses.








Nenhum comentário:

Postar um comentário