Do primeiro ao vigésimo

Deputado Marcos Sobreira alerta sobre situação precária dos piscicultores do açude Orós


Em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (12), o deputado Marcos Sobreira (PDT) destacou as atuais condições dos produtores de peixes no açude Orós. O Ceará que já foi o segundo maior produtor de tilápia do país, hoje amarga apenas 20ª posição.
Um dos principais fatores é a falta de chuvas que causou a redução no volume de água do reservatório, levando ao fim de praticamente toda atividade de piscicultura. De acordo com o parlamentar, cerca de 950 famílias dos municípios de Orós e Quixelô, que viviam da produção de peixes, acumulam dívidas de antigos empréstimos com os principais bancos públicos e muitas dessas pessoas hoje vivem apenas com o auxílio do benefício do Bolsa Família. “O Centro-Sul, está sofrendo muito com a situação e, como deputados, temos o dever de tentar amenizar a dor dessas pessoas”, declarou solicitando o apoio dos colegas de Assembleia.
Para Marcos Sobreira, é preciso buscar soluções para a crise além de contar com a criatividade e tecnologia. A criação em tanques escavados no solo seria uma das alternativas viáveis. O deputado ainda anunciou a criação de uma frente parlamentar que irá até Brasília conversar com ministros para que possam ter um olhar especial para os pescadores cearenses. “O Governo Federal poderia encontrar uma forma de perdoar ou postergar as dívidas dos produtores, pelo menos até a situação melhorar”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário