Bom dia


AS PARAÍBAS: Mulheres, Jovens, Negras e Periféricas Pesquisam Ruas e Avenidas com Nomes de Militares

Quatro mulheres jovens, negras e periféricas apresentam os resultados da pesquisa sobre quem são os militares que dão nome a 05 ruas/avenidas do Grande Bom Jardim. São 02 mulheres do território Grande Bom Jardim, 01 mulher quilombola Lagoa dos Crioulos, Salitre, Ceará; e 01 mulher de Guiné Bissau.

A atividade autogestionada é o segundo momento de culminância do Projeto Quem é Esse?, que tem o grupo/coletivo Conselho Gestor Comunitário do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim como realizador. 

O projeto foi um dos 02 projetos selecionados pelo edital da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro, com recursos da União Europeia e execução do Instituto de Pesquisas Socioeconômicas (INESC).

A atividade visa despertar e animar um senso de reflexão crítica sobre o Patriarcado e o Militarismo no Estado Brasileiro e a crise do Sistema Político Brasileiro, a partir do resultado de pesquisa sobre a denominação de 05 Ruas/Avenidas do GBJ que levam nomes de militares que a comunidade não conhece.

Relação dos logradouros pesquisados: Avenida General Osório de Paiva; Avenida Coronel Virgílio Nogueira; Rua Coronel João Correia; Rua Coronel Fabriciano; Rua Tenente Francisco Paiva

A apresentação de resultados da pesquisa sobre as toponímias das citadas ruas/avenidas acontecerá neste neste sábado, 27, das 8h às 12h, como parte da programação do Encontro da Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS do GBJ), na sede do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, Avenida General Osório de Paiva, 5623, Canindezinho, Fortaleza, Ceará.

O primeiro momento da culminância aconteceu no último dia 20, com o desenvolvimento de debates em oficina sobre As Origens e os Fundamentos do Estado Brasileiro, Crises do Sistema Político, o colonialismo, o racismo e o patriarcado. Os temas foram constituídos painéis e desenvolvidos com coletivos das juventudes do Grande Bom Jardim em duas oficinas. Estas foram mediadas, respectivamente, por David Moreno, professor do Instituto Federal do Ceará, e por Franciane da Silva, do INEGRA. 


Sobre o Projeto:

O projeto “Quem é Esse?” se centra no engajamento de 04 mulheres jovens negras em uma experiência piloto de pesquisa sobre a memória social e o significado dos nomes de 05 ruas/avenidas do território GBJ que levam nome de militares, coletando e sistematizando dados e gerando informações que fundamentem e estimulem reflexões coletivas acerca da relação destes nomes com os fundamentos do Estado Brasileiro (patriarcal e militar).

O "Quem é Esse?" tem como objetivo central “promover uma reflexão crítica sobre o Estado Brasileiro e a crise do sistema político, a partir do envolvimento de três (04) jovens mulheres, em uma pesquisa memorial de resgate do sentido e do significado dos nomes de 05 ruas/avenidas do território Grande Bom Jardim (GBJ), região sudoeste periférica e periurbana de Fortaleza, que levam nomes de militares em suas nomenclaturas, os quais a comunidade não conhecem”.

São parceiros do Quem é Esse?: Jovens Agentes de Paz - JAP/CDVHS; Grupo Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares/UNILAB; Grupo de Estudos e Pesquisas Amílcar Cabral (GEPAC/UNILAB; Maracatu Nação Bom Jardim.

O projeto foi um dos 02 projetos selecionados pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro, através de edital de chamamento público. Os recursos são executados através do Instituto de Estudos Socioecômicos (INESC), com apoio de fomento da União Europeia. http://www.reformapolitica.org.br/noticias/2776-autogestionadas-confira-a-lista-de-iniciativas-aprovadas.html

O INESC é uma Organização da Sociedade Civil existente desde 1979 que tem como premissa melhorar processos democráticos, fortalecer cidadãos e movimentos populares e combater todas as formas de opressão, desigualdade e preconceito.



Serviço:

Apresentação de Resultados da Pesquisa na Programação da Rede DLIS do GBJ
Dia 27 de Julho de 2019 | 8h00 às 12h00
CDVHS - Av. General Osório de Paiva, 5623, Canindezinho, Fort-CE
Contatos: (85) 98784-2413 (somente whatsapp) ou (88) 9.9498.8580

Nenhum comentário:

Postar um comentário