Romaria de julho


Romeiros de todo país se preparam para o 85º aniversário de morte do Padre Cicero

Por Roberto Bulhões

Romeiros de todo Brasil, especialmente da região Nordeste, se preparam para participar neste dia 20 de julho, em Juazeiro do Norte - Ceará, dos 85 anos da morte do Padre Cicero Romão Batista. Padre Cicero faleceu em 20 de julho de 1934, como 90 anos de idade e seu corpo está sepultado na Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, um dos locais mais visitados pelos fiéis que anualmente vem a Juazeiro do Norte. A cada ano, o 20 de julho atrai mais devotos a terra de Padre Cicero e a igreja já trata a data como mais uma romaria. De 17 a 20 de julho haverá grande movimentação de romeiros na cidade, a exemplo dos anos anteriores. 
O ponto alto da data acontece na manhã do dia 20, onde, às 06:00h é rezada a missa campal em frente a Capela do Socorro, que vai marcar o 85º ano da passagem do Padre Cicero para a eternidade. Desde a data de sua morte, Padre Cicero é homenageado mensalmente com uma missa campal todo dia 20 de cada mês, sempre às 06:00h. O evento é transmitido ao vivo desde 2008 por um  pool de emissoras de rádio e TV, e por diversas plataformas na internet. A data este mês cai num dia de sábado, o que deve aumentar ainda mais o fluxo de romeiros, por causa do fim de semanas.
Por sua vez, a prefeitura de Juazeiro do Norte se prepara para receber os visitantes, organizando a cidade, melhorando a sinalização nas ruas e avenidas, além do apoio logístico indispensável para receber bem todos os visitantes. Segundo o prefeito Arnon Bezerra, "receber bem o romeiro não é nenhum favor e sim uma obrigação de nossa parte. Juazeiro só se tornou essa cidade maravilhosa que hoje se destaca em todo país, por causa do Padre Cicero e seus seguidores". Arnon ressalta ainda a importância de ver o visitante satisfeito quando visita a terra do "Padim Pade Ciço". Finalizando o prefeito diz que "quando você é bem recebido em algum lugar, com certeza voltará outras vezes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário