30 anos sem Seu Luiz

*No plenário da AL, deputado Salmito lembra os 30 anos sem Luiz Gonzaga, o Rei do Baião*

Em homenagem aos 30 anos sem Luiz Gonzaga, o deputado Salmito (PDT) fez pronunciamento destacando o legado deixado pelo artista, nesta sexta-feira, 02/08, durante o primeiro expediente, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.

“Nós, os brasileiros, em especial os nordestinos, somos muito agradecidos ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Ele conseguiu reunir a nossa forma de ser, humilde; a forma de falar; a forma de cozinhar; de cultivar os animais; as relações de amizade e até as desavenças; os fenômenos da natureza, a seca, a chuva, o jumento, o mandacaru; os pássaros Acauã, que cantam no período da seca, os sapos e as gias, que cantam no período das chuvas”, lembrou Salmito.

Segundo ressaltou o parlamentar, o legado de Luiz Gonzaga é atemporal, é clássico. Para ele, sua obra ultrapassa seu tempo, numa construção de identificação cultural para os nordestinos que a apresentou para o Brasil.
“Grandes projetos de instituições como o Banco do Nordeste (BNB) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), dentre outras, surgiram quando as autoridades públicas, especialmente da União Federal, perceberam com sua música o desafio e o flagelo numa economia de subsistência, que com a estiagem estrangula.

Salmito acrescentou que esse estrangulamento eclodiu o flagelo econômico e social do semiárido nordestino. Para ele, Luiz Gonzaga cantou isso, sem revolta,  com sua genialidade, sem raiva. “É um ícone da MPB, influenciou gerações e continua a influenciar, e como o Ceará é o estado mais nordestino do nordeste setentrional, eu digo isso, que não é mérito e nem demérito, porque a maior parte do estado do Ceará está no semiárido, diferentemente de outros estados do NE”, destacou o parlamenrar.

Para o parlamentar, nada mais justo que na Casa do Povo cearense, registre-se os 30 anos de ingresso na vida eterna do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que se imortalizou com suas músicas nos corações e nas mentes do povo nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário