Bom dia

ADJ Diabetes Brasil promove campanha nacional sobre o controle do diabetes e a prevenção da retinopatia diabética e passa por Fortaleza

- A organização realizou parceria com a Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos para sensibilizar a população -
Com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes e do controle glicêmico para prevenção de complicações da condição, a ADJ Diabetes Brasil realiza a campanha nacional Fique de olho - Retinopatia Diabética. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil possui 16 milhões de pessoas com diabetes. Em Fortaleza, a incidência da doença cresceu 1.9 pontos percentuais em adultos com 18 anos ou mais entre 2017 e 2018. É o que revela a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.
Segundo o levantamento, divulgado pelo Ministério da Saúde, 9,5% dos entrevistados declararam ter a doença no ano passado, o que coloca a cidade como a 2ª capital brasileira com o maior percentual de diagnóstico de diabetes no País, atrás apenas do Rio de Janeiro.
Outros dados publicados pela pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontam que 77,2% dos indivíduos com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento no país, o que ocasiona sérias complicações. Uma delas é a retinopatia diabética, que afeta cerca de 40% das pessoas com diabetes.
As altas taxas de glicemia degeneram a retina e, com o tempo, a visão pode ser afetada, sendo a principal causa de cegueira. A retinopatia diabética pode ser de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético; e a proliferativa é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.
Além de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética, a campanha também tem como objetivos específicos: educar as pessoas para que mudem seus hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia e incentivar a visita ao oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão.
A iniciativa já passou por Brasília, e Birigui (interior de São Paulo) e irá para os municípios do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. No próximo dia 21 de agosto, Fortaleza receberá a ação, na Unimed Fortaleza, localizada na Rua do Santos Dumont, 949. Para inscrições, é necessário entrar em contato pelo telefone 85 98790-6312.
Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Abbott, da Allergan e da Novartis. Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário