Bom dia


UFC entregará título de Professora Emérita a Angela Gutiérrez no dia 9
Em solenidade a ser realizada no próximo dia 9, às 19h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), em Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará procederá à entrega do título de Professora Emérita à escritora, poeta, ensaísta e pesquisadora Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez, docente aposentada do Departamento de Literatura da UFC. Primeira mulher a assumir a Presidência da Academia Cearense de Letras (ACL), Angela tem um vasto histórico de serviços relevantes prestados à UFC como professora, pesquisadora e gestora.

A proposta de concessão do título partiu da Profª Odalice de Castro, do Departamento de Literatura da UFC, em 21 de novembro de 2018. Após aprovação nas instâncias do Departamento e do Centro de Humanidades, a propositura foi encaminhada ao Conselho Universitário da UFC (CONSUNI) e, sob relatoria da Profª Danyelle Nilin Gonçalves, foi aprovada por unanimidade em reunião realizada no dia 24 de abril deste ano.

Graduada em Letras pela UFC, a Profª Angela Gutiérrez concluiu mestrado em Educação na mesma Instituição e doutorado em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também cursou pós-doutorado em Letras. Tem estudos relevantes sobre José de Alencar, Machado de Assis, Vargas Llosa, Euclides da Cunha, bem como pesquisas sobre os temas Canudos e Fortaleza antiga.

Na UFC, lecionou no Departamento de Literatura e no Programa de Pós-Graduação em Letras, tendo sido coordenadora-fundadora desse programa. Foi cofundadora do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e também sua diretora no período de 2003 a 2007. Como gestora, dirigiu ainda a Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC, em 2007 e 2008.

Como escritora, tem em sua bibliografia diversas obras, entre as quais Vargas Llosa e o romance possível da América Latina (Fortaleza: Edições UFC; Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996); O mundo de Flora (Prêmio Estado do Ceará), romance indicado para o vestibular da UFC, em 2007; Luzes de Paris e o fogo de Canudos, outro romance; Os sinos de Encarnação, coletânea de contos (Prêmio Osmundo Pontes) – estes pelas Edições UFC.

Organizou ainda, em colaboração com Sânzio de Azevedo, a obra Iracema, lenda do Ceará 140 anos (edição ilustrada, bilíngue, português-francês, com ensaios sobre a obra Iracema, comemorativa dos 140 anos de publicação do romance de José Alencar), e Bandeira: verso e traço, com Estrigas, entre outras obras. Angela tem ministrado conferências no Brasil e exterior sobre seus estudos e publica artigos em jornais e revistas.

Em 1997 ingressou na Academia Cearense de Letras, instituição que passou a presidir em março deste ano. Ela também integra o Instituto Histórico do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário