COLUNA DO BLOG


 Fundef não pode ser usado para pagar professores, diz TCU.
Muita gente, e não é pouca gente, tem usado esse negócio de dinheiro do Fundeb pra fazer proselitismo politico. Explora a emoção de professores pra ver se rende voto e joga adversários políticos, no poder, contra mestres, nem sempre bem informados sobre a realidade dos fatos. O fato real é que os recursos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) não podem ser usados para pagar professores. Os valores devem ser aplicados em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino público de nível básico. O entendimento é do plenário do Tribunal de Contas da União em sessão do dia 24 de julho. O plenário analisou uma solicitação do Congresso Nacional para abertura de fiscalização no Fundef, que garantisse o uso de 60% dos valores destinados pela União aos municípios, a título de precatórios do Fundo, no pagamento dos profissionais do magistério. Em seu voto, o ministro Augusto Nardes, relator do processo, afirma que a solicitação é contrária à jurisprudência do TCU, o que torna juridicamente inviável a sua realização.  “Em julgamentos anteriores, o Tribunal definiu que os recursos dos precatórios devem ser integralmente recolhidos à conta bancária do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que sucedeu o Fundef, para aplicação em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública”, diz. Segundo o relator, há uma auditoria de conformidade já em andamento no TCU, com o objetivo de identificar irregularidades relativas à gestão dos recursos transferidos aos municípios por meio dos precatórios do Fundef, da relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, cujos resultados, após concluída, devem ser enviados à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, o que atenderia parcialmente à solicitação.

A frase: "Quando você muda a forma de olhar as coisas, as coisas mudam a forma de ser". Tem quem pense assim.


Apego (Nota da foto)
Como se vê o apego da cubana Idelba, fora do Mais Médicos,  retornou ao Icó. Humildemente aceitou o convite pra disputar o Conselho Tutelar na esperança do exercício da medicina,agora com chances de novo trabalho junto àquela comunidade.

Larissa,a petista
A vereadora Larissa Gaspar voltou a se filiar ao PT. O Diretório Estadual aprovou por unanimidade seu retorno. Ela estava no PPL que acabou se fundindo ao PCdoB.

Adiantando 2020
O Podemos mandou dizer que já tem candidato a Prefeito de Juazeiro do Norte. O vereador Glêdson Bezerra, que ja foi presidente da Câmara é o nome. Com apoio do senador Girão.

Ensaio
A tucanagem de Fortaleza também andou patinando na busca de eu nome pra disputar a Prefeitura de Fortaleza. Por enquanto o ungido pro balão é Carlos Matos,diz Luiz Pontes.

Cubanos em festa
Estão  dançando salsa, ou tirando um "son", os médicos cubans que resolveram ficar no Brasil depois do fim do Mais Médicos. Contraditório,o Governo está autorizando quem ficou,trabalhar.

Regras
Pra voltar a exercer suas funções de médico nas comunidades cearenses, esculápios terão que ir à Federal, pedir permissão e cair da estrada à cata de uma ruma de documentos.Até folha corrida.E depois o revalida.

Um caso
O amor ao Icó foi tão grande, que a médica Ielba Estrada,a Idelba Cubana, voltou pra Havana e de lá  pro Ceará.Tinha esperança em exercer de novo a profissão aceitando até disputar um lugar no Conselho Tutelar.

Entendimento
Há um forte entenimento de que hoje dê quorum para pelo menos abrir a sessão da Assembleia do Estado na volta do recesso de meio de ano. Aposta há de que os tempos políticos são outros e que neguim não vai se deixar contaminar pelo passado de gazetas e faltas ao trabalho.










Nenhum comentário:

Postar um comentário