A Grande romaria da Senhora das Dores

Romaria encerra com trabalho positivo da administração: centenas de pessoas mobilizadas

Com milhares de pessoas nas ruas de Juazeiro do Norte, foi encerrada na noite deste domingo (15), a segunda maior romaria do ano com a festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores. O evento reúne cerca de 300 mil pessoas de todo o Nordeste e conta com o apoio em sua organização e atendimento ao romeiro, da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, em trabalho coordenado por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur).
Este ano, foram mais de 600 pessoas envolvidas com atuações em diversas áreas, incluindo saúde, meio ambiente, segurança, acolhimento, informação, Controladoria e Ouvidoria nas ruas, entre outros setores. O Prefeito Arnon Bezerra, determinou o bom acolhimento ao romeiro. O chefe do executivo acompanhou de perto as ações e esteve presente nos eventos religiosos, a exemplo da procissão e outras ações.
Neste domingo, o Prefeito percorreu com os fiéis todo o percurso e participou da benção final, acompanhado de secretários e assessores da administração, além do deputado federal Pedro Bezerra e o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Salviano. A imagem da santa saiu da Basílica de Nossa Senhora das Dores e percorreu às ruas Padre Cícero, Alencar Peixoto e São Pedro, retornando até o ponto de partida.
A Prefeitura montou uma equipe que atuou no atendimento médico, realizando a limpeza pública, bem como ações preventivas na área de saúde e segurança. Cerca de 500 atendimentos médicos foram realizados diariamente, com o envolvimento de 50 profissionais. Entre os procedimentos, teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, consultas médica e de enfermagem, administração de medicação oral e injetável, atendimento de primeiros socorros e disponibilização da ambulância para transferências quando necessário. A enfermeira Luzanira Lima relata que os casos mais frequentes são relacionados à hipertensão e diabetes. “
A Setur montou uma tenda na praça Beata Maria de Araújo, no Centro de Apoio aos Romeiros com o objetivo de oferecer orientações e distribuir o passaporte do romeiro, uma espécie de guia turístico com as principais informações sobre a romaria e o Município, bem como informações de utilidade. Também neste local foi feito o cadastramento para o City Tour que realizou seis viagens, atendendo gratuitamente cerca de 250 pessoas, em um roteiro que contemplou as principais atrações turísticas da cidade.
Noitário da administração
Como em todos os anos, um dia antes da grande procissão, é realizado o Noitário da Administração Municipal, que reúne grande número de servidores. Todos os participantes, tendo à frente o Prefeito Municipal Arnon Bezerra e secretários municipais, seguiram em procissão da Praça Dirceu de Figueiredo (Prefeitura), até à Basílica, onde foi realizada uma missa, celebrada pelo Padre Cícero José, pároco da Basílica.
Procissão dos Transportes
No sábado, dia 14, foi realizada a tradicional procissão dos transportes. Centenas de ônibus que trazem os romeiros a Juazeiro do Norte para a romaria de Nossa Senhora das Dores, com seus respectivos passageiros, fazem um percurso de aproximadamente 4 quilômetros pelas principais ruas de Juazeiro do Norte. Durante o trajeto distribuem doces, balas e bombons para as pessoas que acompanham das calçadas.
Uma comissão especial formada por membros da Setur e da Igreja elegeu os transportes mais enfeitados que participaram da procissão. Os troféus foram entregues no domingo, ao meio dia, durante a Despedida do Romeiro, na Igreja Matriz.
Os premiados foram:
Carro de Passeio
1ª lugar: Maxuel Amaral, Maceio Alagoas
2º lugar: Nilton  Alvez, Rio Largo Alagoas

Ônibus
1º Lugar: Felipe Silva, Maceió – Alagoas
2º Lugar: Manoel Messias, Caruaru – Pernambuco

Caminhão
1º Lugar: Joana Dark, Maceió – Alagoas

Moto

1º lugar: Sidraque Alves, Rio Largo – Alagoas
2 Lugar: Sidraque Júnior

Bicicleta
1º lugar: David Cavalcante, Maceió - Alagoas 

Fotos














Nenhum comentário:

Postar um comentário