Cegos vão poder ver. Em Braille

Deficientes visuais no Ceará poderão ter contracheques em Braille

O projeto de indicação nº 46/2019, de autoria da *deputada Aderlânia Noronha (SD)*, que prevê a entrega de contracheque em sistema de Braille, sem custo adicional, para trabalhadores com deficiência visual, no Ceará, foi aprovado na sessão plenária desta quinta-feira, 05, da Assembleia Legislativa. A iniciativa, que agora só depende da decisão do governador Camilo Santa, visa dar acesso direto e imediato, a essas pessoas, de suas informações salariais.

_"Agradeço aos colegas deputados pela aprovação do nosso projeto, que proporciona a devida atenção aos deficientes visuais. A linguagem Braille possibilita ao deficiente visual uma real condição de desenvolvimento para as potencialidades como ser humano."_- disse Aderlânia.

De acordo com a proposição, o trabalhador deverá solicitar o contracheque em Braille junto ao órgão de origem no qual está vinculado, sem a necessidade de recorrer a terceiros, para saber as informações contidas nele. _"Mais um direito a uma parcela da população, que luta por inclusão social, dignidade e respeito,"_ - enfatizou  a parlamentar.

*Áudio*
O projeto de Aderlânia foi aprovado com uma emenda aditiva do deputado Sérgio Aguiar (PDT), incluindo, aos contracheques e comprovantes de rendimento, um arquivo digital em áudio. Elogiando a proposta original, Sérgio justificou que a sua emenda _“visa unicamente contribuir para ampliar, de forma democrática, a forma de apresentação das informações contidas nos contracheques dos trabalhadores, incluindo a opção de arquivo de áudio”_.  

*Sinal verde*
Esse não é o primeiro projeto da deputada em prol das pessoas com deficiência. A Assembleia Legislativa aprovou, em 2018, diversos projetos de Aderlânia voltados ao tema, inclusive a Campanha “Setembro Verde”, um mês de luta pelos direitos das pessoas com deficiência. A Campanha visa realizar seminários, palestras e fóruns de debates para que a população tenha conhecimento de boas práticas de inclusão social.

_“Já temos hoje campanhas importantes em outros meses que, cada vez mais, ganham espaço, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”. O “Setembro Verde” proporcionará oportunidades para os cearenses refletirem sobre as conquistas e avanços das políticas públicas que resguardam os direitos das pessoas com deficiência.”_ - concluiu a deputada Aderlânia Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário