Comidinha saudável

Festival Internacional de Gastronomia 

Orgânica reúne ações 

do Governo do Ceará

Na abertura do evento, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, apresentará o Programa Mais Nutrição, que oferece alimentos para entidades cearenses
Para maior visibilidade ao turismo gastronômico cearense, será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro o Ceará Organic Food Festival - Festival Internacional de Gastronomia Orgânica. Com palestras, cursos e workshops, o evento visa a alimentação saudável e produção sustentável realizada no Estado. Na mesa de abertura, marcada para essa quarta-feira (25), no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, apresenta o Programa Mais Nutrição, que oferece alimentos para entidades cearenses; além dos secretários de Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz; do Meio Ambiente (Sema), Arthur Bruno; de Proteção Social (SPS), Socorro França; e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda.

Integrando chefs, restaurantes, agricultores familiares, universidades, indústrias e artesãos, o festival se propõe a incentivar a agricultura familiar, resgatar hábitos naturais de alimentação e apresentar novos estilos de vida que valorizam a terra. “Dentro desse contexto, é importante ressaltar todo o trabalho realizado na gestão do governador Camilo Santana, com foco na produção orgânica, no incentivo a nossa riqueza gastronômica e ao resgate cultural da nossa arte. O Governo do Ceará atua no fortalecimento de ações relacionadas às questões da agricultura familiar e ao desenvolvimento, por isso se envolve em eventos dessa natureza”, destaca Onélia Santana.

As atrações incluem palestras de Bel Coelho, do canal TLC, com o tema “Gastronomia como Ato Político”; de Maxime Michaud, sobre o “Consumo de Alimentos da Agricultura Orgânica na França”; Regina Tchelly, do projeto Favela Orgânica; e uma aula-show de Malin Söderström com o mote “Mar e Cultura Alimentar”; entre outros, para chamar atenção acerca da utilização de alimentos orgânicos no dia a dia e conscientização do público interessado sobre alternativas alimentares.

Mais NutriçãoEstruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável, a iniciativa, que proporciona a distribuição de frutas, legumes e verduras para entidades cearenses, estará presente durante os dias de feira, com o objetivo de orientar a população acerca do uso consciente dos alimentos e no auxílio do aproveitamento. Atualmente, cerca de 10 mil crianças de 60 instituições dos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú receberam mais de 78 toneladas de alimentos, por meio da doação dos permissionários da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE).

Central de Artesanato do Ceará (CeArt)O equipamento da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que valoriza o artesanato cearense preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado, participa do evento com a decoração de espaços e venda de produtos, agregando o setor à pauta da sustentabilidade. Nos quatro dias de feira, artesãos cearenses que produzem peças em madeira, crochê estarão presentes tendo a oportunidade de ampliar os horizontes de seus trabalhos.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB)O centro de formação, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, órgão da Secretaria da Cultura do Estado, oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, através dos Laboratórios de Criação. No evento, a instituição promoverá debates, palestras e degustações de produtos regionais realizados pelos alunos, além das discussões que serão realizadas com os profissionais durante a programação do festival.

Projeto São JoséAção do Governo do Ceará, por meio da Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA), que tem o objetivo de promover estratégias visando o desenvolvimento das famílias que vivem no campo, também será apresentada no evento. Somente entre 2012 e 2019, 267 projetos produtivos foram implantados no Estado pelo projeto. Desses, 63 são em apicultura, 53 em ovinocaprinocultura, 38 em bovinocultura leiteira, 27 de fruticultura, 26 de cajucultura e 23 em mandiocultura, além de outras iniciativas. A próxima etapa do projeto prevê o investimento de cerca de R$ 568 milhões em sistemas de abastecimento d´água, fortalecimento institucional e inclusão produtiva.

Sobre o evento O Ceará Organic Food é uma realização da Fundação Cepema, da Rede EcoCeará, da COOPERBIO Ceará, do Observatório Cearense da Cultura Alimentar, Associação dos Chefs do Ceará (ACC) e Novo Conceito; além do apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), da Embaixada da Suécia no Brasil, da Assembleia Legislativa do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, entre outros parceiros. Os ingressos para o festival podem ser comprados pela internet.

Serviço:
Abertura do Ceará Organic Food Festival
Data: quarta-feira (25)
Hora: 9h
Local: Hotel Praia Centro (Fábrica de Negócios)
Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, nº 740, Praia de Iracema

Nenhum comentário:

Postar um comentário