Eco pontos expandidos

Prefeitura de Fortaleza elimina pontos de lixo 

históricos na Sapiranga


A Regional VI contabiliza quase 70 pontos de lixo eliminados



A Prefeitura de Fortaleza eliminou, por meio da Secretaria Regional VI, dois pontos de lixo históricos na Rua Olegário Memória, no bairro Sapiranga. Na ocasião, foram retiradas mais de 20 carradas de resíduos. Os locais, que até então, sofriam com a reincidência do descarte irregular de resíduos, receberam os serviços de limpeza, capinação, paisagismo e grafitagem.



Para o morador Wander Alencar a revitalização da área era um desejo antigo da comunidade. “Há 15 anos nós estávamos lutando para que esse problema fosse resolvido. A Prefeitura vinha aqui, fazia a limpeza e pouco tempo depois as pessoas jogavam o lixo. Agora, com o espaço bonito, ninguém vai sujar, né?!”, afirma.



É importante ressaltar que o acumulo de lixo só ocorre devido ao descarte irregular praticado por alguns populares ou por empresas, o que acaba prejudicando os moradores nas proximidades desses pontos. De 2017 até hoje, foram eliminados quase 600 pontos de lixo em toda cidade, sendo 68 em bairros da Regional VI.



Fiscalização

Para inibir e responsabilizar esse lançamento de resíduos em áreas não autorizadas, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realiza rotineiramente ações de monitoramento e o atendimento a denúncias da população, com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza.



A Agefis atua na identificação dos grandes geradores de resíduos sólidos (produzem mais de 100 litros de lixo comum, 50 litros de entulho ou qualquer quantidade de lixo com risco de contaminação ambiental ou biológica) que não adotam o procedimento adequado com o lixo que produzem; na apreensão de veículos que forem flagrados realizando irregularmente o transporte e despejo dos resíduos em áreas não permitidas; e na identificação e autuação de proprietários de terrenos particulares cujos imóveis estejam sendo usados como depósito de lixo, detritos e similares; dentre outras ações.



Até setembro de 2019, a Agefis já realizou 317 fiscalizações e 159 autuações/notificações em bairros da Regional VI por irregularidades relacionadas aos resíduos sólidos. Ao todo, a Agefis já realizou 43 apreensões de veículos por toda a cidade. As multas (Lei nº 10.340) variam de R$ 867,17 a R$ 21.679,38.



Ecopontos

Como parte das políticas voltada à gestão responsável de resíduos sólidos na Capital, a Prefeitura instalou 63 Ecopontos, 14 estão na Regional VI, dois deles na Sapiranga. Um localizado na Av. Edilson Brasil Soares, esquina com a Rua Bill Cartaxo; outro na Rua Dr. Corrêa Lima, esquina com a Rua Dr. Itamar Espíndola.



Com isso, fica o alerta: manter as ruas limpas também depende de cada um. É só prestar atenção nos dias certos da coleta regular de lixo, utilizar os Ecopontos e jamais fazer o descarte em locais inapropriados. Para denúncias, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 ou procure diretamente a sede da Regional VI.



A ação é parceria entre a Secretaria Regional VI, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), A Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) e ECOFOR.



Serviço:

Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – Messejana

Horário de atendimento: 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário