Opinião

O impacto do Voto Distrital Misto no Estado do Ceará


O CLP - Liderança Pública em parceria com o Professor Orjan Olsen, da Analítica Consultoria, desenvolveu um estudo, com base nos 8.055 candidatos a deputado federal do ano passado, que ilustra qual seria a disposição atual da Câmara Federal de Deputados caso o modelo de voto Distrital Misto tivesse sido implementado nas Eleições de 2018.
A lógica do sistema do voto Distrital Misto é, basicamente, a seguinte: o eleitor tem dois votos em cada eleição para vereador e deputado. Cada cidadão tem a possibilidade de votar em um candidato de seu distrito (área geográfica delimitada da cidade ou estado em que vive, baseado nos termos técnicos do IBGE) e em uma lista de candidatos oferecida por um partido, ordenada e divulgada previamente, ou seja, na legenda de sua preferência. Dessa forma, metade dos parlamentares são eleitos por maioria de votos dos distritos -- representando as demandas locais da população. Simples e direto. Enquanto a outra metade das vagas é preenchida pelos candidatos dos partidos mais votados.
O que na prática traz grandes vantagens para a sociedade. Como a proximidade entre o eleitor e seu representante. Uma vez que um dos perigos do atual sistema, que também acaba aumentando a insatisfação da população com a política, é a distância que os legisladores têm com seus representados. O voto distrital misto corrige esse desvio. e ainda fortalece os partidos mais coesos, a renovação de lideranças locais e a representatividades de setores minoritários da sociedade.
Assim, o voto Distrital Misto une o melhor do sistema proporcional e o melhor do sistema distrital.

O Estado do Ceará, por exemplo, seria dividido em 11 distritos. Abaixo seguem as principais cidades de cada distrito:
Nesse cenário, cada um desses distritos teria uma corrida legislativa separada, com candidatos que entendem dos fatores sociais e geográficos daquela população. De acordo com o estudo produzido pelo CLP - Liderança Pública, esses seriam os candidatos eleitos por cada distrito e pelo sistema de lista:
Custos de Campanha
Outra vantagem muito relevante do voto Distrital Misto é a diminuição nos custos de campanha. De acordo com os dados apresentados pelo estudo do CLP -- Liderança Pública, a eleição de 2018 teria custado 10% menos se tivesse sido realizada no modelo Distrital Misto. Ainda de acordo com a pesquisa, em distritos com candidaturas concorrentes, em média, os gastos poderiam ser de 25%, em casos com um concorrente, a até 50% mais baratas, em distritos com 10 concorrentes. Uma mudança importante a se levar em consideração uma vez que, hoje, cerca de 6% dos candidatos consumiram mais de 40% dos mais de R$ 5 bilhões gastos entre recursos públicos e privados nas campanhas no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário