Coluna do blog


História
Tudo bem; eu bem sei que os leitores querem saber de Lulalá, Lula Livre,Jararaca e tal. Mas isso tem gente do Brasil inteiro falando. Valho-me, porém de eventos importantes do Ceará para postar uma conversa com o jornalita Pedro Gomes de Matos, sobre o evento do fim de semana, onde a Assembleia do Estado fez sessões itinerante e especial em Juazeiro do Norte, por conta dos 50 anos de inaugurapção da estátua do Padre Cicero, construida na administração de Mauro Sampaio. O Pedro falou:: " Alguém lembrou na sessão solene da Assembleia onde Camilo assinou ordem de serviço para o teleférico do Horto ter sido o médico Mauro Sampaio então prefeito de Juazeiro do Norte em 1969 construiu a Estátua do Padre Cícero ! A partir daí elegeu-se 8 vezes deputado federal superando o pai também médico Leão Sampaio 5 vezes federal e hoje nomina Universidade na Região ! Mauro teve o feito de derrotar os Bezerras na Prefeitura indicando o jovem médico Manuel Salviano Sobrinho prefeito e a partir daí os Bezerras jamais retomaram a Prefeitura vieram Carlos Cruz -Arena e PSD e Raimundão Gente Fina -PSDB e PMDB  e até Manuel Santana do PT e por último José Arnon embora Bezerra tem voo solo e fazendo História Juazeiro desmenbrou-se do Crato em 1911 e Padre Cícero foi seu 1o prefeito depois elegeu seu enfermeiro e farmacêutico José Geraldo da Cruz e governou a cidade em 5 ocasiões 3 eleito pelo voto direto e duas vezes como interventor e morreu aos 88 anos de idade e ainda andando à cavalo na cidade saindo de sua fazenda Urussuy vizinho ao Horto onde hoje situa-se a estátua ! O grande mérito de José Geraldo foi em 1958 eleger o então major Adauto Bezerra seu afilhado de batismo, Prefeito de Juazeiro, ter fundado com ele e outros amigos o Banco do Cariri gênese do BIC hoje nas mãos dos chineses ! O resto é história está no meu livro "José Geraldo da Cruz - O Boticário de Juazeiro" e parte dessa história sou citado no livro do Lira Neto : "Padre Cícero -Poder, Fé e Guerra no Sertão". Isso é história pura.

A frase: "Nossa preocupação é negociar com o Governo federal temas de interesse do Ceará, como o canal do Salgado para o Castanhão e a Transnordestina para nos interligar com o Pecém ao resto do Brasil". Camilo Santana em entrevista a este repórter.



As areninhas de Camilo (Nota da foto)
Camilo Santana foi ao Icó. Entregou a areninha da cidade, deu ordens de serviço para rodoviária e sede do Detran e deixou mensagens pela recuperação da saúde do querido dr.Quilon Peixoto, vice prefeito do município e que andou assustando os amigos com um mal estar coronariano do alto de seus 84 anos,em atividade.

Pé no jato
Zé Sarto, presidente da Assembleia do Estado deve viajar hoje para Brasilia onde tem contatos políticos e defesa de interesses de regiõesque representa.

Pe.Cícero chinês
Estão chegando a Juazeiro do Norte, imagens do padre Cícero feitas na China. Tem de plástico, de baquelite, de borracha.

Bandito
Outro dia apareceu um chinês vendendo uma imagem de Meu Padim que, acionado um biloto acendia luzes e cantava um bendito de seus devotos.

Já que tou aqui...
Quer dizer; no assunto Cariri; em Juazeiro do Norte três são fortes candidatos pra prefeitura ano que vem: Zé a\rnon que quer reeleiçao, Bender e Ana Paula. O mais é leriado.

Aliás...
Zé Arnon não esconde seu mal estar com o vice, Giovani Sampaio. Chega a evitar lugares onde Giovani está e, em senidades ficar bem longe dele, com receio de ouvir provocação e reagir.

Tempo pro Teleférico
Ao assinar a ordem de serviço pra construção do teleférico do PeCicero,Camilo Santana perguntou qual era o prazo pra consrução. Quintino Vieira, do DER disse:24 meses,Governador. Camilo retrucou:Quanto? Temos que diminuir este prazo.

Quintino pra coluna
-Olhe,eu não sei. Tem muita coisa vindo do exterior. O modelo do teleférico é austríaco. Tem peças vindo de lá, Fica dificil, mas vamos ver.




Nenhum comentário:

Postar um comentário