Um Brasil que você nem sabe que existe


“Maior desmatador do Brasil” tem 120 madeireiras na região Norte

 
A Pública foi até Rondônia para entender a história de Chaules Volban Pozzebon, preso preventivamente no mês passado e acusado de ser o maior desmatador do Brasil. Dono de 120 madeireiras registradas em seu nome ou de laranjas, Pozzebon comandava um amplo esquema miliciano de grilagem de Terras Públicas, desmatamento e venda de madeira ilegal. 
A exemplo do que acontece no Rio de Janeiro, a operação se baseia no terror imposto à comunidade local, feito a partir de ameaças e assassinatos com requintes de crueldade. Entre os presos durante a primeira fase da Operação Deforest estão alguns empresários e policiais militares - alguns ainda na ativa, outros acusados de integrar grupos de extermínio, a mando de latifundiários.
Ambientalistas de Rondônia temem que ele seja liberado em breve: Chaules é defendido pelo renomado jurista Tracy Reinaldet, que já atuou na Operação Lava Jato defendendo figuras como o ex-ministro Antônio Palocci e o doleiro Alberto Youssef. A defesa do madeireiro protocolou, no dia 7 de novembro, uma petição pedindo a revogação de sua prisão preventiva no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário