Coluna do blog


Laço Branco
Campanha dos homens pelo fim da violência contra as mulheres é lançada na Assembléia Legislativa. A Campanha do Laço Branco - homens pelo fim da violência contra a mulher, acontece mundialmente no dia 06 de dezembro, dia em que um jovem de 25 anos atirou contra jovens estudantes da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, matando 14 mulheres e ferindo outras 14. Depois suicidou-se. O crime ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. A Campanha Brasileira do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engaj amento p elo fim da violência contra a mulher. A iniciativa visa promover ações educativas para grupo de adolescentes homens, com foco na sensibilização para o enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher, engajando-os em uma campanha de comunicação para mobilizar outros homens pelo fim da violência contra a mulher. Na Assembléia Legislativa o lançamento da campanha acontece no dia 06 de dezembro, a partir das 9 horas, no Salão Nobre da Presidência, com apresentação da Campanha para os deputados, seguido de distribuição de material informativo. Às 14 horas, no auditório Murilo Aguiar, acontece transmissão e debate do documentário "Precisamos falar com os homens", uma iniciativa da ONU Mulheres. O evento conta com a participação do psicólogo Daniel Costa (Instituto Promundo). A Procur adora Es pecial da Mulher, deputada Augusta Brito salienta que "é imprescindível a participação dos homens no debate sobre violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha não veio só para punir o agressor, ela trabalha com a prevenção, que é o mais importante. É nessa intenção que a gente convoca os homens a participarem desse debate e desconstruir, juntos, o machismo em nossa sociedade e construir uma convivência de harmonia entre homens e mulheres".

A frase: “A rebeldia nem sempre é premiada na história. Mas a vassalagem, é castigada invariavelmente”. Unger, Mangabeira.


Bandeira branca (Nota da foto)
A Campanha do Laço Branco está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. No Brasil, algumas iniciativas pontuais começaram a ser delineadas em 1999, por meio de atividades dirigidas a essa temática, realizadas em Recife, pelo Instituto Papai e, em Brasília, pelo Promundo, com o objetivo de ampliar cada vez mais a rede, sensibilizando profissionais e/ou comunidades em geral. O lançamento oficial da Campanha foi realizado em 2001. Aqui, a deputada Augusta Brito puxa o bandeirão.

Ói, oi!!!
O Ministério Público Federal recomendou à Gerência Executiva do INSS em Fortaleza  que adote, de imediato, medidas para melhorar a qualidade e para garantir agilidade na prestação de serviços públicos pela autarquia.

Boca na lata
O MPF tem recebido sucessivas denúncias de que o INSS não está prestando serviço eficiente na análise e processamento de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais.

Mais denúncia
Desde outubro deste ano, qualquer viagem a serviço de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) tem de ser autorizada pelo presidente do órgão ou pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Travando o serviço
As Portarias 764/MJSP e 1.619/SE/MJSP, que impõe as novas exigências para os deslocamentos dos servidores, foram emitidas com o suposto propósito de controlar despesas do órgão público, mas na verdade acarretam a restrição forçada das atividades da Funai.

Enredeiros
É isso que diz Nota Pública divulgada nesta semana pela INA -- Indigenistas Associados, associação independente dos servidores da Funai.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário