Grande obra do Padre Zé faz 23 anos


Hospital do Coração de Sobral completa 23 anos de fundação com avanços na assistência hospitalar
O Hospital do Coração, unidade de assistência à saúde do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), completou 23 anos de fundação, nesta sexta-feira (20/12). Com o empenho da nova gestão, o Hospital está passando atualmente pelo processo de acreditação hospitalar, buscando certificar formalmente a qualidade de seus serviços. 


Neste ano, o Hospital do Coração também inaugurou uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ampliou seus atendimentos ambulatoriais, realizou uma cirurgia inédita no interior do Ceará e tem buscado qualificar ainda mais os seus profissionais com o objetivo de cumprir com sua missão de prestar assistência com qualidade e humanização para toda a população de Sobral e Zona Norte.

Pronto Atendimento
O Pronto Atendimento do Hospital do Coração de Sobral atende, diariamente, pacientes de Sobral e de toda a Região Noroeste do Estado do Ceará. Os protocolos são, anualmente, atualizados com o objetivo de prestar o mais rápido e mais eficaz atendimento das urgências cardiovasculares. O serviço dispõe de consultórios médicos, salas equipadas com respiradores, monitores multiparamétricos, carro de parada, desfibriladores, marca-passo externo transcutâneo, eletrocardiograma e bombas de infusão para reanimação de parada cardiopulmonar, sala de enfermagem e leitos para pacientes.

Ambulatório
O serviço de Ambulatório dispõe de exames de Eletrocardiografia, Ecocardiografia e Ecocardiografia Transesofágica, Radiologia do Coração, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, Teste Ergométrico e Avaliação Ambulatorial de Marca-passo. Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira.

Nova UTI
Em julho deste ano, o Hospital do Coração inaugurou a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes de convênios e particulares. A nova unidade conta com oito leitos, todos com monitores, ventiladores, bombas de infusão, aparelhos de eletrocardiograma e uma equipe da clínica médica para dá maior assistência aos pacientes internados. São aceitos os planos de saúde da Assefaz, Cafaz. Camed, Conab, Capesaúde, Cassi, Casembrapa, Fachesf, Postal Saúde, Saúde Caixa e Unimed.

Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
O Hospital realiza cateterismos cardíacos e angioplastias coronarianas com implantes de stents. O serviço também dispõe de plantão para o tratamento percutâneo do Infarto Agudo do Miocárdio, no qual cerca de 300 pacientes são assim tratados a cada ano com implante primário de stent intracoronariano, reduzindo significativamente a mortalidade relacionada a esta grave condição clínica. Além dos procedimentos cardiológicos, atualmente o serviço também realiza procedimentos hemodinâmicos Vasculares e Neurológicos.

Inovação
Com o objetivo de promover inovação no Hospital do Coração, a unidade realizou, em novembro deste ano, o primeiro Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI), procedimento minimamente invasivo, que permite a correção em uma redução no diâmetro da válvula aórtica. A válvula que é implantada permite restabelecer volumes normais de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta. O procedimento foi realizado pela primeira vez no interior do Ceará.


Penso eu - O Hospital do Coração foi construido pelo Padre Deputado Federal José Linhares Ponte, o Padre Zé, quando provedor-diretor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário