Mais infancia no Cariri


Região do Cariri recebe Praça Mais Infância e Centro de Educação Infantil
Ter um espaço com conforto e adequado para cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos era o sonho da Maria Aparecidada Costa, que agora vê o novo Centro de Educação Infantil (CEI) de Salitre como uma segunda casa.


“Na minha casa não temos berço, nem banheira para dar banho na nossa neném de 6 meses. E aqui com certeza será minha segunda casa, aqui tem tudo que preciso para cuidar da minha filha. É um sonho”, comemorou a dona de casa.

A inauguração do novo Centro de Educação Infantil (CEI) de Salitre, no Cariri, foi realizada nesta sexta-feira (20), com as presenças da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e do prefeito Rondilson Ribeiro, que visitaram as instalações do Centro, ao lado de muitas famílias que foram ver de perto o benefício. Cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças, numa estrutura composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O equipamento foi implantado sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Para a primeira-dama, Onélia Santana o CEI é um espaço apropriado para as famílias. “Aqui as famílias terão toda a estrutura para fazer desse lugar um segundo lar. Aqui as crianças terão educação de qualidade, alimentação saudável, segurança e todo o cuidado de pessoas treinadas para cuidar dos filhos de vocês. Essas crianças são o nosso futuro e estamos cuidando muito bem delas”.

Na solenidade também foi realizado o plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, nativas da região. A população também recebeu doações de mudas para o plantio no município. A plantação de mudas é promovida por grupos de crianças com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que incentivam o senso de responsabilidade da cada criança pela sua plantinha, pelo ambiente onde está sendo plantado e, consequentemente, pela natureza.

O CEI recebeu aporte financeiro no valor de R$ 1,4 milhão, oriundo do Governo do Ceará, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município. O investimento foi utilizado para construir, mobiliar e equipar o novo espaço. O Ceará contará com 167 Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo 120 pela Seduc e 47 pela SPS.

Com o CEI de Salitre já são 46 Centros entregues à população cearense. O objetivo é ampliar a oferta de creches e estabelecimentos de pré-escola para a promoção do desenvolvimento integral das crianças cearenses nos municípios.

Mauriti recebeu Praça Mais Infância
Na quinta-feira (19), a cidade de Mauriti recebeu a Praça Mais Infância, do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. O Governo do Ceará já entregou 17 praças de um total de 34.

A solenidade de entrega foi realizada pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, pelo secretário Executivo da Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina, e pelo prefeito de Mauriti, Mano Moraes.

A Praça Mais Infância de Mauriti tem uma área total de 2.990,00 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, o Estado entrega ainda kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol.


Municípios contemplados
Além de Mauriti, Aquiraz, Amontada, Acaraú, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Granja, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Pentecoste, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Viçosa do Ceará, mais 17 locais receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Cascavel, Caucaia, Fortaleza (3), Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Quixadá, Tauá, Tianguá e Trairi.

As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além das Praças Mais Infância, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 101 brinquedopraças e outras 63 brinquedopraças estão previstas.

Fotos: Ariel Gomes e Nívia Uchôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário