O dia do fico. Ou não.

Dia D: Fortaleza espera por definição de Rogério Ceni

Como tem sido comum na vida do torcedor do Fortaleza, chegou a hora de mais uma vez ficar ansioso e esperar pela resposta do técnico Rogério Ceni. Como em outras oportunidades, o comandante tem em mãos ofertas de outros clubes para deixar o Pici e seguir a promissora carreira noutro lugar. E a resposta pode sair ainda hoje. Pelo menos é com esse prazo que trabalha o Leão do Pici. Ceni está no Rio de Janeiro, onde participa de um curso de capacitação promovido pela CBF, em busca de novos conhecimentos.

Fortaleza e treinador já tiveram algumas conversas sobre a sequência do trabalho do ex-goleiro no futebol cearense. Embora nenhum acordo tenha sido selado, há otimismo na direção leonina com relação à permanência de Ceni. Um dos fatores seria a saída frustrada do técnico, ainda durante o Brasileirão, quando assumiu o Cruzeiro e ficou no clube azul por apenas 46 dias, deixando o cargo por divergências com peças do elenco, principalmente o zagueiro Dedé, o lateral Edílson e o meia Thiago Neves. A Raposa ainda contou com Abel Braga e Adilson Batista posteriormente, quando acabou rebaixada para a Série B.


O técnico regressou ao Pici imediatamente e tirou o Tricolor de Aço do atoleiro, levando o clube à inédita vaga na Copa Sul-Americana, terminando a Série A sem sustos, em nono lugar. Por conta da saída sem sucesso – e do retorno épico -, Ceni pode (e deve) pensar duas vezes antes de se arriscar fora do Parque dos Campeonatos. É nisso que muitos no clube apostam.
Do Rio de Janeiro, Rogério falou sobre o futuro, mas sem deixar pistas de sua escolha. “Não temos propostas concretas em mãos, são apenas sondagens que a gente escuta. Eu tirei esses dias para dar uma boa pensada, já previa isso em contrato com o Fortaleza, quando assinei em janeiro deste ano: teríamos cinco ou seis dias para dar a resposta, e acho que é justo. Pelo Fortaleza, pelo clube e pela torcida, é lógico que é sempre um prazer poder trabalhar no Fortaleza, mas em breve vamos tomar uma decisão”, detalhou o ex-são-paulino ao portal globoesporte.com.

Algozes
Dois clubes colocaram o treinador tricolor como possibilidade para a próxima temporada: Athletico Paranaense e Santos. Ambos perderam seus “professores” de maneira não muito amigável e, com isso, ficaram sem norte para 2020. O Furacão, mesmo fazendo um ano brilhante, não conseguiu renovar com Tiago Nunes, que deixou a Arena da Baixada pela porta dos fundos e acertou com o Corinthians. Já o Peixe, ainda está vivendo dias de tensão após a saída de Jorge Sampaoli, inclusive com possibilidade de o distrato ir parar na Justiça.
O clube de Curitiba já fez contato com o ex-goleiro e apresentou o planejamento visando a próxima temporada. A ideia é que, caso a negociação seja concretizada com Ceni, ele assuma o time e comande o projeto na Libertadores. O ex-goleiro vê com bons olhos uma mudança para a Arena da Baixada.


Já no Santos a situação não seria tão favorável assim em termos de planejamento. O clube praiano, embora tenha feito um excelente Campeonato Brasileiro – terminando na segunda colocação, terá um ano difícil, com um investimento até 30% menor do que em 2019 e com a expectativa de perder atletas importantes como Jorge, Victor Ferraz, Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo. O Alvinegro olha para o mercado sul-americano, mas o nome de Ceni é bastante cotado entre os diretores. A torcida, do contrário, alimenta certa rejeição, ainda pelo passado recente como jogador e ídolo de um rival.

Conclusão
Ao torcedor do Fortaleza resta esperar pela definição do treinador, sonhando com a permanência para que na próxima temporada o clube possa buscar objetivos ainda maiores. Além disso, uma resposta imediata facilitaria na busca por outro comandante – caso viesse uma negativa por parte de Ceni – e ajudaria na composição do planejamento como um todo, algo que hoje é extremamente importante para grandes clubes no cenário atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário