Deu no jornal OEstadoCe

Plano orienta ações para amparar a juventude da zona rural no estado do Ceará

Um projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), de autoria do deputado estadual Moisés Braz (PT), deverá orientar programas e ações voltados para a garantia dos direitos da juventude do campo no Ceará, a partir deste ano. O Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural, estabelecido na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), também deve integrar e articular políticas e programas tendo em mente a promoção da sucessão rural.

Conforme o texto da lei, o projeto nº 03/2019 objetiva, entre outros pontos, ampliar o acesso da juventude do campo aos serviços públicos, instituindo a política estadual de permanência no campo e que concorram para a sucessão rural; propiciar o acesso à terra e às oportunidades de trabalho e renda; qualificar a participação da juventude rural nos espaços decisórios de negociação e debate, instâncias de controle e representação social e popular, que forem instituídas para elaborar, implementar e monitorar a execução das ações previstas nessa política.


Políticas
O deputado afirma que o governo brasileiro construiu um conjunto de políticas públicas para garantir os direitos dos jovens. Entre elas estão a criação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), em 2005, e a promulgação, em 2013, do Estatuto da Juventude.


Entretanto, conforme Moisés Braz, embora haja melhorias vivenciadas pela população do campo nos últimos anos, muitos jovens continuam a migrar para a cidade em busca de renda e melhor qualidade de vida. “Esse esvaziamento do campo é um sério risco à continuidade da produção agrícola familiar”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário