Primeira manhã de 2020


Olhe, não sou de contar vantagem muito menos de fazer fofoca, mas tem horas que ...pode ser a gota dágua. Estava aqui, vendo o Rim Tim Tim, com o Cabo Ruski mais eficiente que o Capitão, quando resolvi fazer um cafezim pra espantar o vento frio que a chuvinha tá trazendo quando escutei nas cercanias um canto; pois num é que o danado do galo de campina, aquele cabeça de fita de que falei faz uns dois ou tres anos, voltou. E voltou cantando mais do que nunca.
Deu a impressão de que andou se metendo em enrascada com rabo de saia, quer dizer, rabo mesmo, de pena. Cantava tão alto e tão desenvolto que parecia um bicho livre de qualquer amarra, longe de qualquer gaiola de ouro, ou de palito de palmeira, ou de arame, sei lá que tipo de gaiola você conhece.

Pois bem, o velho parceiro das manhãs daqui do Mucuripe, voltou feito um canário do reino, um curió, um gogó de ouro. E mais: trouxe consigo um sabiá, que nunca imaginei ouvir por aqui, um bentiví cavaleiro, daqueles que adora o lombo de um cavalo pra catar carrapato, uma duzia de barulhentos pardais e, por incrivel que pareça um casal de rolinhas fogo-pagô.
Resolvi fechar o Rim Tim Tim, embora fosse começar Jornada na Estrelas, com o capitão Kirk, e apurei os velhos escutadores de novelas. Pois nosso Cabeça de Fita tinha trazido de volta um golinha, cantador que dava nó nas notas. Um sibite estridente e excelente cantador e uns pombos chatos, arrulhando e sujando a imagem de Nossa Senhora da Saúde, minha amiga e vizinha cá de casa. Aliás, temos conversado muito e ELA feito uma defesa perfeita das mazelas que andaram aparecendo aqui.
Tem outros cantos que não reconheci. Bicho cheio de alegria, sem zangas, sem ódios, sem hipocrisias que cantam pra chamar parcerias, cantam pra se comunicarem, cantam sei lá pra que mais, mas cantam, como uma graúna quando vê um bicho gente amigo, que lhe põe no seu lugar e fica na dele, olhando o alto da palmeira. Na verdade só queria mesmo era contar a novidade que o cabeça de fita tinha voltado, sem nunca imaginar na quantidade de gente amiga que ele trouxe consigo.
Pra primeira manhã de primeiro de janeiro de 2020 até que tem sido...vamos dizer...melhor que um prato de arroz com fumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário