Agora vai!

Ônibus: vereadora Larissa Gaspar questiona serviço de autoatendimento na Capital

A vereadora Larissa Gaspar (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), ontem (6), para se manifestar contra a implantação do uso exclusivo do serviço de autoatendimento no transporte público em Fortaleza. O assunto já vinha sendo tratado pela parlamentar desde o ano anterior.

A vereadora lembra que a população foi pega de surpresa ao tentar pegar o coletivo e não ter como pagar em dinheiro. “É uma inconstitucionalidade flagrante, um absurdo retirar o direito social de ir e vir e de se locomover por uma decisão do Sindiônibus. E a Prefeitura de Fortaleza não faz nada para garantir o direito do povo”, criticou.


Larissa lembrou que é de sua autoria uma emenda à Lei Orgânica do Município para garantir que o sistema de transporte coletivo tenha pelo menos mais um funcionário, além do motorista. A parlamentar questionou que as demissões dos cobradores de ônibus, que chegam hoje a quase 2 mil, deveriam ter passado por discussão na Câmara Municipal.


Ela ainda destacou que entrou em outubro do ano passado com uma ação popular no Tribunal de Justiça para exigir o fim do autoatendimento, das demissões dos cobradores e da dupla função exercida pelos motoristas. A vereadora se refere, com isso, à alternativa implementada pelo poder público, que passou a disponibilizar, junto aos motoristas desses veículos, cartões de uso único que podem ser comprados pelos passageiros com dinheiro, caso não disponham de cartão de autoatendimento.
Ela ressaltou que não aceitará a forma de cobrança exercida hoje nos ônibus e que continuará “lutando para restabelecer a legalidade em Fortaleza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário