Coluna do blog


Defesa e Itamaraty executam um resgate impecável
Quando em vez valho-me de postagens de jornalistas responsáveis para, por seus textos expressar sentimentos próprios, muitas vezes análogos aos deles. Outras vezes, vou beber nas fontes desses colegas informações que não chegaram a mim. Esta semana, depois do drama vivido pelos braileiros "presos" na China virótica, Josias de Souza me fez ter orgulho do querido Itamaraty e dum pedaço da soldadesca nacional, a turma da aviação. Veja o que diz Josias: "Num instante em que o ministro Paulo Guedes (Economia) chama servidores de "parasitas", as duas burocracias mais estáveis e hierarquizadas do Estado brasileiro —Forças Armadas e Itamaraty— levam à vitrine uma operação de mostruário. Militares e diplomatas transformaram o resgate dos brasileiros assediados pelo coronavírus na China numa ação até aqui impecável. Há apenas nove dias, Bolsonaro esgrimia alegações orçamentárias, legais e de saúde pública para não repatriar os patrícios em apuros. O chanceler Ernesto Araújo ecoava o chefe, mencionando hipotéticas barreiras impostas pelo governo chinês para a retirada dos nacionais reclusos em Wuhan. Negociar a saída "não é uma coisa óbvia e imediata", declarava. Pois bem, o governo viu-se compelido a fazer por pressão o que não fizera por opção. Sobreveio, então, um desses episódios que, de raro em raro, fazem com que o contribuinte tenha orgulho do serviço público que sustenta. A verba apareceu. O Congresso aprovou em menos de 48 horas o ajuste legal reclamado pelo presidente. A alegada muralha da China era apenas um tritongo traiçoeiro, tão falso quanto qualquer outra men-ti-ra. Liberada para trabalhar, a burocracia cuidou de desdizer Bolsonaro e Araújo. Os 34 brasileiros que esperavam pelo socorro do seu país receberam mais do que o necessário. Além da agilidade e do rigor técnico, foram brindados com atenção, zelo e apreço. Ao chegar à base militar de Anápolis (GO), território da quarentena, os resgatados encontraram mimos de hotelaria. Perfeccionista, a Aeronáutica providenciou desde uma faixa de boas-vidas até berços e brinquedoteca para as crianças. O principal teste de um governo é o modo como ele cuida dos cidadãos, sobretudo nas situações de desconforto e perigo. A eficiência dos "parasitas" evitou que a gestão do chefe de Paulo Guedes fosse reprovada no teste".

A frase: "Fiz meu 1º concurso público em 1989. Tenho orgulho de ter sido servidor público nos 3 Poderes. E ainda sou até hoje. Sempre aprendi com pessoas sérias e eficientes. Minha solidariedade aos servidores públicos do Brasil, diante de uma generalização injusta." Flavio Dino, governador do Maranhão solidário com quem Paulo Guedes chamou de parasitas


Roberto Claudio visita ( Nota da foto)
RC foi ao IJF. O IJF é o principal Centro Médico da Rede Municipal de Saúde, referencia no atendimento de trauma e que terá praticamente duplicada a sua capacidade de realizar cirurgias, passando de 900 cirurgias/mês atualmente para 1.700 cirurgias por mês, a partir da inauguração do novo centro cirúrgico que acontecerá nesta semana.

Retomada
Nosso Gonzaga Mota recomeça o programa de minibibliotecas infnto-juvenis para crianças e jovens carentes, nesta segunda quinzena. Que bom.

Dep. Delegado Cavalcante avisou
"Esses homens e  mulheres, são pessoas de bem. Eles sabem muita coisa. E têm o bizu. Serão muito importantes na eleição deste ano. O Governador tem que dar aumento deles".

Movimento
Andaram fazendo umas contas pra descobrirem que Fortaleza tem hoje o quinto aeroporto internacional mais movimentado do país. Diz que passamos Recife e Salvador.

Na frente
Antes do aeroporto Pinto Martins, estão,na ordem de voos internacionais Guarulhos, Galeão,Campinas e Brasilia. Conta ai numero de voos e de passageiros indo e vindo.

Parasitas bahianos
 Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) descobriram uma forma mais rápida de identificar a presença do coronavírus no corpo.

Parasitas das tres horas
As 48 horas de espera pelo diagnóstico foram reduzidas para 3, com o uso de um equipamento chamado Real-Time. “Estamos felizes com o resultado, torna tudo mais rápido”, comemorou o virologista Gúbio Soares, coordenador do grupo de pesquisa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário