Coluna do blog



Viajantes
Já vi muita gente viajando nesse mundão de  meu Deus. Agora, nação de gente que viaja, seja nos sonhos, seja na maioneze, é político. Tem neguim que tem um voto, o próprio e esculhamba que foi roubado quando na verdade estava eleito.Seu Lunga, caso famoso, chamou todo mundo de ladrão no Juazeiro quando virou suplente distante de candidato a vereador. Seu Lunga "estava eleito". Contaram o votos dele, não deu um terço dos contabilizados. Lunga foi pro rádio e esculhambou mesmo. -Ora,disse, dei trezentas redes que Raimundão me deu pra distribuir, 400 pares de chinela japonesa que ganhei da fábrica de seu Dedé, e ainda 100 pneus de bicicleta. Só aí são 800 votos. Como pode sair só cento e poucos? O Juiz chamou. Era crime eleitoral. Advogado mandou Lunga dizer que era engano e tal. Pro jui Lunga disse que não era homem de mentira nem duas palavras e contou a verdade. Foi absolvido com frase do Juiz Eleitoral: Não se pune homem que fala a verdade. Pois bem. tava falando em viagem de politico. A última é uma equação que ouvi de um, esta semana,formulada por ele e mais dois. A candidatura a substituir Roberto Claudio, é de Camilo Santana. Camilo sai do governo pra ser prefeito de Fortaleza. Ai, Isolda assume e faz sua própria reeleição. Uma vez reeleita, trabalhará pela eleição de outro Ferreira Gomes, o Ivo que hoje é prefeito de Sobral. E diz que ouviu isso do Cid na serra da Meruoca. E a viagem não para aí. Ciro apoia Tasso pra senador e Tasso apoia Ciro pra  presidente. Grande troca, ora, ora, ora. E tem ainda...ufa! Foi tanta viagem que meu 11o. passaporte lotou de tanto visto.Ia esquecendo:Roberto Claudio vai ser senador.

A frase: "Uma desculpa não pedida é uma confissão antecipada". Lembrança do meu amigo Padre José Palhano de Saboia, prefeito de Sobral, deputado federal e dono da Rádio Tupinambá que algum estúpido transformou e FM.



Saco e bisaco (Nota da foto)
 “Quando levar um saco pra dar, leve um saco pra receber”. Sabedoria popular.

Puxa a fila
Do lado do poder é longa a fila dos candidatos a candidato a Prefeito de Fortaleza. Tem gente de toda banda e tendência. Forte, e preparado pra guerra, estaria um abençoado dos FGs; o presidente da Assembléia do Estado, José Sarto.

Nas barrancas do Jaguaribe
Quando passa no Iguatu, o Jaguaribe trás e leva. Rio solene pra alimentar o Orós, alimenta os sonhos dos políticos. Agora, em outubro, por exemplo, o prefeito sonha em reeleição, a ex deputada Mirian Sobreira quer ser Prefeita e Agenor Neto quer voltar.

Aliás...
Já que o assunto é água, a que está jorrando das torneiras da cidade do Iguatu, nem a do Rio está pior. Cor de refresco de tamarindo, forte. Aí, o prefeito, só pra encardir mandou o SAAE aumentar o preço da conta de água.

Remendo
Diz que não se bota remendo novo em rede velha. Faço-o envergonhado por errar pela segunda vez o mesmo assunto: Deveria ter dito Heitor Freire e escrevi Heitor Férrer. É com Heitor Freire que o MDB estaria de namoro pra campanha de prefeito em Fortaleza.

Bola cheia
Valdomiro Távora, presidente do TCE-Tribunal de Contas da Estado, chegou à Assembléia, esta semana, quando o Governador já prestava contas em discurso. Camilo fez as honras da Casa e registrou a presença do filho ilustre da Mombaça.

Agora é Brasil
Antigamente os locutores de rádio diziam em propagandas...Melhor do Norte e Nordeste. Era uma briga de importância entre Pernambuco e o Ceará. Recife e Fortaleza.Agora a briga é...Melhor e maior do Brasil. Nas bocas políticas.

Heitor de volta
O presidente do Solidariedade, Genecias Noronha, confirmou para a coluna que Heitor Férrer é o pré-candidato do partido a Prefeitura de Fortaleza. Heitor, confundido aqui com outro Heitor, é do Solidariedade, o outro é do PSL.

Insistência
A turma das redes, faz crer a quem lhes dá audiência que hoje a eleição será decidida pela internet. Estatísticas dizem que só 30% dos brasileiros têm acesso à net, o que a turma nega. Querem influenciar naquilo que o rádio vai fazer e a boca do povo vai ditar.

Fique lá e espere
Diz que há insatisfações de servidores contratados por prefeituras e por isso, gente querendo se bandear pras oposições. Ouvi de um opositor a um futuro aliado: - Não saia. Deixe pra quando passar o prazo de não poder mais ser demitido. Sabedoria muita.

Jornalismo é isso
Quem? Fez o quê? Quando? Onde? Como? E por quê? São respostas a essas perguntas que resumem a notícia. Tem-se a seguir um lead clássico, do Jornal do Brasil de 25 de novembro de 1959:

Exemplo
“Papa faz hoje 78 anos O  Papa  João  XXIII  completa  hoje  78  anos.  A  data  não  será  comemorada com nenhuma cerimônia nem em Roma, nem no Rio: a praxe   do   Vaticano   é   de   comemorar   apenas   os   aniversários   de coroação”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário