Olho no leito


Visitas a hospitais pautam Comissão de Saúde da AL


O ano de 2019 teve movimentação intensa nas comissões da Assembleia Legislativa do Ceará (Alce). Na Comissão de Seguridade Social e Saúde, teve destaque a prevalência das visitas técnicas a hospitais da rede pública, sob o comando da presidente do colegiado, deputada Dra. Silvana (PL). Ao fazer um balanço sobre as atividades da comissão durante o ano, a parlamentar destacou que foram visitados seis hospitais: o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital São José (HSJ), Hospital da Mulher de Fortaleza (HMF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital Batista Memorial (HBM) e o Instituto Doutor José Frota (IJF).

A última visita do ano, realizada na última semana das atividades parlamentares em dezembro, foi ao IJF. “O que fez a Comissão de Saúde sair no último dia do período legislativo para visitar o IJF foi o fato de a comissão não aceitar o atendimento dado aos pacientes do hospital”, afirmou.

Ela destacou ainda que, na ocasião, o colegiado descobriu a existência de 300 pacientes na fila de espera da unidade, com ações na Justiça, que ficam em casa esperando uma vaga para uma cirurgia. Além disso, alguns pacientes ficam até quatro meses internados. A deputada ressaltou que o HGF implantou o Sistema Lean de Saúde nas emergências, que começou no Hospital Sírio Libanês, e a expectativa é que também seja adotado no IJF, para dar mais eficiência aos atendimentos. “Não precisa zerar a fila de espera, eu quero ver é a fila andando”, pontuou. Ela conta, ainda, que não considera normal o prazo de espera por uma cirurgia que os pacientes relataram à comissão: “Nós queremos uma gestão mais humana.”

São José
Outra das visitas mais recentes foi ao Hospital São José de Doenças Infecciosas, após a qual a deputada alertou para a necessidade de reformas nas instalações e aquisição de equipamentos. “Identificamos uma equipe médica muito comprometida, mas, infelizmente, temos muitas demandas a atender para aquele local. Em 2020, o São José completa 50 anos e precisa urgentemente ser modernizado”, comentou.

De acordo com Dra. Silvana, o hospital precisa de reformas para melhorar a acessibilidade, a construção de um ambulatório, a instalação da subestação de energia e a aquisição de um proctoscópio. “A construção de um ambulatório para pacientes com HIV é extremamente necessária. Apesar de ser uma doença completamente prevenível, os índices continuam aumentando”, frisou. Ela destaca, ainda, a insegurança na área dos entornos da unidade, pondo funcionários e pacientes em risco.

A segurança é apontada como uma preocupação também em outras unidades hospitalares, como no caso do Hospital Albert Sabin, no Vila União. Após visita ao hospital, Silvana disse que procurou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). “Conversei com o secretário André Costa e ele enfatizou que o hospital é que tem obrigação de fazer a segurança patrimonial. Concordo, mas se as pessoas estão se sentindo inseguras naquele bairro, ele precisa colaborar”, assinalou.

Batista
O Hospital Batista Memorial foi outra das unidades visitadas pela comissão em 2019. Na última semana, o colegiado se reuniu com representantes do poder público municipal e do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para tentar encontrar alternativas ao fechamento da unidade. Foi marcada outra reunião, no MP, para continuar a tratar a questão.

Comissão
A Comissão de Seguridade Social e Saúde, além das seis visitas técnicas a hospitais, também realizou ao longo do ano 53 outras atividades, sendo elas 16 audiências públicas e 37 reuniões – entre ordinárias, conjuntas, extraordinárias e especiais.

Entre os temas debatidos pela comissão estão a Política Estadual sobre Drogas e o Fundo Estadual sobre Álcool e outras Drogas; Riscos, Prevenção e Diagnóstico do Câncer no Aparelho Digestivo; Prevenção da Meningite Meningocócica além de Melhorias e Critérios nos Consórcios Públicos de Saúde do Estado. O colegiado ainda deliberou 174 proposições, entre projetos de lei e indicação, mensagens, emendas, projetos de resolução e requerimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário