Coluna do macário batista para o dia 18 de fevereiro de 2022



Nem treme
Fica engraçada a vida política brasileira, quando a gente para vendo o que ocorre e como ocorre.O por que ocorre todo mundo sabe e não precisa especular. Pois bem. Iniciada no Governo Lula, 12 anos atrás, a duplicação da BR 222 a caminha de Sobral, partindo de Caucaia, conseguiu depois de quatro governos chegar a 12 quilômetros. Só que os 12 quilômetros foram feitos pela metade, isto é, uma banda da duplicação. Cê entendeu? O DNIT conseguiu concluir 12 quilômetros de duplicação da BR222 pela metade. Aí, na proximidade de uma eleição para presidente da republica, o simpático ministro das obras públicas, Tarcisio Num Sei Quê, vem ao Ceará e sem tremer um músculo do rosto, inaugura o obra, isto é,a metade da obra como se a obra toda estivesse pronta e houvesse sido feita pelo governo ao qual serve. É por isso que o povo brasileiro principalmente o nordestino cada vez mais acredita menos no que os governantes pregam, que é honorabilidade, correção, trabalho e desempenho.Aí, vende o voto como se...ce sabe. Não se critica nada aqui, apenas se faz uma amostragem das ocorrências. Mais de cem anos nosso querido DNOCS sonhou com a transposição do São Francisco, essa que está aí. Na hora do vamos ver, deram um canto de carroceria no DNOCS.Aí, de cada puxadim, chegamos à boquinha da garrafa. dois quilômetros do largo da transferência, tudo quase pronto e neguim sai a campo bradando aos céus que fez a água chegar ao Nordeste, vinda do São Francisco. Brincadeira!!! Inaugurar obra de duplicação de rodovia, só uma banda, da qual pouco fez, revela um caráter duvidoso, uma história que lembra o velho fazedor da imagem para Hitler, para quem uma mentira mil vezes repetida, vira verdade.

A frase: "Acreditar não faz de ninguém um tolo; tolo é quem mente". O Zé fala.

Rumo ao Castanhão(Nota da foto)
Um dia, logo depois do fim do enrocamento da barragem do Castanhão, garroteando o Jaguaribe, o Salgado engrossou o pescoço num inverno danado de bom e encheu o novo açude. O povo pulava e gritava de alegria. Temerosos os atores do DNOCS abriram as comportas. Fui lá ver. Um espetáculo aos olhos e ao coração de quem passou seis anos na obra,registrando cada pedacinho do engenho. Agora, vejo o Salgado, transferido do Velho Chico, correr de novo,passando pelo Icó e cercanias pra encher o Castanhão outra vez. Benza Deus, diz o fiel ao Senhor do Bonfim.

Ao largo
Ciro Nogueira, senador do Piauí, poule de 10 no governo federal, anda se bulindo pelo Nordeste buscando apoios ao chefe dele que tem dado corda e caçamba para sua política.Nogueira passa pelo Ceará bem alto e sabe que o PP aqui, é PDT e Ciro.Se duvidar é Lula também.

Total de crianças de 5 a 11 anos que tomaram a primeira dose: 5.580.066
O levantamento é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por g1, "O Globo", "Extra", "O Estado de S.Paulo", "Folha de S.Paulo" e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro.

No ranking
Só Brasília e São Paulo, vacinaram mais crianças que o Ceará. As contas do Estado dão conta de que foram vacinadas 299.477, ou 33,15% desse público. No restante do Brasil é raro o Estado que chega a 30%.

Novos acadêmicos
Instalada a recém criada Academia Cearense de Economia. A posse dos acadêmicos ocor reu na semana no auditório da Universidade Federal do Ceará. Nosso Gonzaga Mota é um dos membros do Conselho Superior.

Liderança novíssima
O deputado federal Júnior Mano (PL)foi eleito, na semana, coordenador da bancada federal cearense. Vai coordenar 22 deputados federais e três senadores. Júnior Mano bom de articulação, teve a unanimidade dos pares.

Mais porém
Juro, pelo que há de mais sagrado que arrisquei ver a tv na manhã de ontem.Era uma deferência ao meu coração saudoso. O coitado quase para de susto.Primeiro pelo nível do material exibido aí entrou uma repórter que soltou um "...mais porém...". Desisto.

E pra fechar a semana...
"Eu não vou estranhar o céu, porque ser seu amigo já é um pedaço dele". Vinicíus de Morais. Sabe quem foi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário