Coluna do macário batista para o dia 22 de fevereiro de 2022


O novo laboratório representa um marco para os estudos em virologia no Ceará

A Universidade Federal do Ceará inaugurou, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), na Faculdade de Medicina (FAMED), o Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 – NB3 – NBA3. A nova estrutura no Campus do Porangabuçu representa "um marco na pesquisa em virologia no Estado do Ceará", diz o diretor da FAMED, Prof. João Macedo. O laboratório permitirá pesquisas com manipulação de amostras de vírus ativos, como o SARS-CoV-2, causador da covid-19, além de fungos e bactérias potencialmente ocasionadores de infecções letaisParadoxalmente, o laboratório que tantos benefícios trará para sociedade com mais pesquisas científicas pode ser considerado um legado da terrível pandemia de covid-19, que já fez mais de 630 mil mortos no Brasil e ultrapassou os 25 mil casos letais no Ceará. O diretor da FAMED explica que o laboratório nasceu a partir da necessidade de estudos mais avançados com bioagentes de grande poder de transmissão e que exigem um nível de segurança maior. "Com a implantação desse laboratório vamos poder estender as pesquisas com o SARS-CoV-2 para [agentes de] outras viroses que são endêmicas no Brasil e representam um grande desafio em termos de saúde pública, como os vírus da chikungunya, da zika e outros", informa João Macedo. Ele ressalta que, embora esteja sediado na FAMED, o laboratório poderá servir a pesquisadores de outras unidades da UFC e há perspectivas de colaboração também com outras universidades.

A frase: "“Essa ponte é uma obra estruturante que vai trazer muitas melhorias para os moradores de Sobral e região. A história da cidade poderá ser dividida entre antes e depois desta grandiosa obra” A bombástica declaração é do sanfoneiro, Ministro do Turismo, anunciando uma ponte estaiada sobre o Rio Acarau, pra passar gente e bicicleta.

Mais riqueza, mais carne(Nota da foto)
Nos últimos 50 anos o consumo de carne aumentou mais de cinco vezes. E segundo a projeção realizada pelo estudo, a expectativa é que na média o consumo de carne aumente ano após ano, atingindo a marca de 43,7 kg/capita em 2030.O aumento do consumo de carne está relacionado à melhora no padrão de vida e a urbanização da população - que faz com que haja uma mudança no estilo de dieta, e favoreça o aumento do consumo de proteína de origem animal. Alguém tá estudando grego.Fonte: OCDE, CupomValido.com.br

Chute na gramática
"...eu não vou ficar respondendo a esse cara aí...os custos têm que ser cobridos..." Do Ministro Mário Frias, do Turismo brasileiro respondendo numa entrevista na Rádio Jovem Pan sobre uma viagem dele a Nova Iorque.

Cearense no TCU
O conselheiro cearense e ex-presidente do TCE-CE, Edilberto Pontes, assumirá o comando do Instituto Rui Barbosa (IRB).A solenidade acontecerá hoje, terça-feira, 22, às 16h, Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União, em Brasília.

UFCA fecha a porta
A Universidade Federal do Cariri retorna às aulas dia 7 de março que vem. Alunado está avisado; só entra pra aula quem mostrar atestado de vacinação contra Covid. Quem não se vacinou por vontade própria,ou por proibição médica está fora.

Cadê o Sr.Wagner
Nas redes sociais o pré-candidato ao Governo do Ceará, Wagner Souza, mostra uma ficha de inscrição ao novo conglomerado partidário, chamado de União Brasil. A ficha está em brando, não em grande valor, mas se quer dizer alguma coisa, melhor falar.

O texto
Junto com a ficha, em branco, o sr.Wagner Souza escreve: "Um momento novo. Um desafio enorme: unir, para na festa da democracia apresentar as ferramentas capazes de apresentar oportunidades,alcançar uma saúde eficaz, resgatar nossos jóvens".

Esperando o quê?
Wagner Souza ainda está no PROS. Analistas discutem se ele quer ir pra grande sigla que juntou DEM e PSL. Como o DEM é chamego de Chiquinho Feitosa, que está no PSDB mas andaria sonhando em dirigir o conglomerado fruto da União.Tem coisa aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário