Renato Roseno se reúne hoje com comitê da AL para pautar órfãos da covid no CE

 


O Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta terça-feira, uma reunião com o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da casa, deputado Renato Roseno (Psol), para discutir a situação de crianças e adolescentes que ficaram órfãos em decorrência da covid-19 no Ceará.
De iniciativa da Célula de Articulação e Fomento à Cidadania, vinculada ao CRS, o encontro visa debater um plano estratégico para o estado do Ceará sobre políticas públicas necessárias para os órfãos da covid-19 – crianças e adolescentes que perderam os pais para a doença. A reunião contará com a participação da primeira-dama do Legislativo e líder do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão.
Estima-se que mais de 113 mil menores de idade brasileiros perderam o pai, a mãe ou ambos para a covid-19 entre março de 2020 e abril de 2021. Se consideradas as crianças e os adolescentes que tinham como principal cuidador avós ou avôs, esse número salta para 130 mil no País. As informações constam no relatório “Denúncia de Violações dos Direitos à Vida e à Saúde no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil”, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).
A situação também chegou a ser discutida na Assembleia Legislativa em outubro do ano passado, em audiência pública virtual realizada pela CDHC. A reunião atendeu solicitação de Roseno e reuniu entidades da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário