Coluna do macário batista para o dia 11 de março de 2022



Então, ora pois,pois
Desembarca neste próximo domingo, 13, em Lisboa, um missão cearense cujo objetivo é alinhar os currículos de formação profissional oferecidos pelas Escolas Profissionalizantes do Ceará com os das prestigiosas Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal. A equipe, comandada pelo Sec Executivo de Planejamento e Gestão da Sec. do Turismo do Ceará, Luciano Arruda, é composta ainda pelo Coordenador de Educação Profissional da Secretaria da Educação, Rodolfo Senna e pela professora Maria Alves, coordenadora pedagógica da mesma SEDUC. Já na segunda-feira deslocam-se para Setubal, vizinha de outro lado do rio à Lisboa, ali onde fica o Cristo que abençoa a foz do Tejo. Em Setubal, ou no Setubal, como preferem chamar por lá, haverá intensa agenda de trabalho com os professores, formadores e coordenadores portugueses, no sentido de paralelizar as técnicas pedagógicas, as abordagens práticas e teóricas e, no que for possível e útil, suas grades curriculares. Na quarta-feira, a equipe vai ao Faro, extremo sul de Portugal, conhecer e trabalhar no mesmo sentido com a equipe da Escola do Algarve, região portuguesa talvez a mais parecida com o litoral cearense. Na quinta retornam a Lisboa. Na sexta, concluídos os trabalhos pedagógicos, será assinado o Plano de Ação que estenderá a cooperação pelos próximos 3 anos. Ceará e Portugal trabalhando entre si na formação e intercâmbio de técnicas, ideias, alunos e professores do turismo. E porque o Ceará anda conversando com Portugal sobre o turismo ? É que nos últimos 7 anos o Ceará avançou enormemente em qualidade e quantidade receptiva. Tendo à frente o operoso Secretário Titular Arialdo Pinho, fez estradas, acessos, bondinhos, portais, urbanizações e promoção nos mercados emissores para o Ceará, como nunca se fez antanho. Hoje, o Ceará é costumeiramente líder brasileiro em receptividade de visitantes de lazer, de negócios, de aventura e esportes náuticos. Portanto, chegou-se a hora de qualificar ainda mais a mão de obra em nossos hotéis, pousadas, resorts, campings, restaurantes, guias, agências e afins do trade turístico local. Para tanto, Portugal, que por sua vez teve lá atrás, anos 80 e 90, o apoio dos franceses e suíços para criar sua rede de 12 escolas de hotelaria e turismo espalhadas pelo país, emprestará agora a nós, cearenses, essa tão exitosa expertise, cujos resultados são impressionantes.

frase: "Papagaio que acompanha João-de-Barro, vira ajudante de pedreiro". Diz o dito popular.

Olho de lince (Nota da foto)
Portugal recebeu no último ano antes do tal COVID, que foi 2019, 27 milhões de turistas estrangeiros, o que vem a ser, imodestamente, quase 3 vezes seu número de habitantes. E o melhor, todo mundo vai e volta satisfeito. Fato é que, o Ceará e Portugal tem entre si, características muito semelhantes. População é quase a mesma. O tamanho do litoral (em torno de 600 km) é quase o mesmo. E tem ainda serras e sertões que se estendem interior adentro. O _match__ , portanto, entre os dois é quase perfeito. Pelo visto, o risco de acerto é altíssimo. O secretário Arialdo Pinho foi na mosca, pois quando o assunto é turismo, no Ceará, vê o que quase ninguém vê, e faz o que muito pouca gente consegue fazer.

Falar em turismo
Está marcada a data para a ExpoCrato, a maior exposição agropecuária do Nordeste e uma das maiores do Brasil. Será em julho, dois anos depois de recolhimento por conta do coisa ruim. A preços de dois anos,movimento perto de R$60 milhões na semana.

Dificil de acreditar
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) propõe revisão extraordinária, para reduzir em 7,69% o valor das passagens dos serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do Estado – segmento interurbano regular.

Nós na salvaguarda
Mais de cem mil ucranianos são hoje acolhidos na Alemanha. A sobralense Carminha Pierre Barreto, residente em Munique, abriga uma família de refugiados dos horrores da guerra da Russia contra a Ucrãnia. A solidariedade de Sobral é conhecida.

Voto casado
A Serra Grande vira, em outubro de candidatura casada. Augusta Brito, que deverá se mudar pro PT, hoje é comunista do PCdoB, tentará a reeleição pra Assembleia do Ceará. Com ela, o marido Gadyel Gonçalves, que já foi prefeito de São Benedito, candidato a deputado federal pelo PDT. Eita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário