Primeira Casa da Mulher Cearense é inaugurada em Juazeiro do Norte

 


Como parte das celebrações referentes ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Ceará inaugurou, nessa terça-feira, a primeira Casa Mulher Cearense, em Juazeiro do Norte. Segundo o Executivo estadual, o equipamento, Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), oferece uma série de serviços de apoio, acolhimento e proteção à mulher em situação de violência em um único espaço. Ao todo, a unidade deve contemplar a população de 29 municípios da região do Cariri.
Inspirada no exemplo da Casa da Mulher Brasileira, o equipamento cearense, de acordo com o governador Camilo Santana (PT), tem como principal objetivo acabar com a violência de gênero. “Estamos levando essas casas para todas as regiões do Interior. Aqui vai ter todo o apoio para as mulheres vítimas de violência e não vítimas. Vai ter trabalho social, capacitação, acolhimento. Que essa Casa possa servir para dizer aos homens que precisamos dar uma basta à violência contra as mulheres e encorajá-las a denunciar. A partir de hoje essa casa estará 24 horas para apoiar, acolher e proteger todas as mulheres do Cariri”, ressaltou.
Na Casa, as mulheres que denunciarem as situações de agressão terão acolhimento de uma equipe multidisciplinar, contando com assistentes sociais e psicólogas no atendimento integrado aos órgãos da Justiça. Além disso, o equipamento tem atuação na promoção da “autonomia econômica” e espaço para casa de passagem. Para dar mais confiança às pessoas que buscam os serviços da unidade, as equipes serão formadas por mulheres, que passaram por treinamento para o atendimento humanizado.
Segundo a gestão estadual, ao todo, foram investidos mais de R$ 4,3 milhões via Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). A Casa da Mulher Cearense ocupa uma área de mais de 1.700m², dispondo de área para o administrativo, delegacia da Polícia Civil, tribunal de Justiça, atendimento psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública, apoio, auditório, pátio interno, brinquedoteca, refeitório, vestiários, depósito, estacionamentos e áreas de jardins e passeios.
A vice-governadora, Izolda Cela, enfatizou que os resultados obtidos foram conquistados devido à atuação em consonância entre as políticas públicas e os três poderes. Temos uma palavra de ordem que é integração, articulação e parceria. Trata-se de um modelo de serviço que se beneficia desse tipo de força e potencial, que são as instituições juntas trabalhando por uma causa muito nobre. As mulheres podem procurar essa casa para ajudar na proteção de suas vidas. A violência contra a mulher rebaixa moralmente nossa sociedade. Que possamos juntos banir do mundo essa opressão”, pontuou.
Empoderamento
De acordo com Socorro França, titular da SPS, além de atuar na proteção da mulher, por meio de medidas judiciais e de segurança pública, a Casa da Mulher Cearense vai trabalhar para dar às vítimas condições de independência financeira do seu agressor. “Nessa casa de passagem a mulher vai ser acolhida 24h, 48h. Vamos ter capacitação para darmos autonomia econômica às mulheres. De nada adianta a mulher ser atendida se ela não tiver como chegar no mercado de trabalho para se libertar dos grilhões de antigamente. Essa é uma política pública republicana, democrática e libertária”, revelou.
Por sua vez, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, reforça que o equipamento já iniciou suas atividades atendendo pessoas em busca da independência financeira. “Essa casa vai acolher as mulheres violentadas, mas não só elas. Teremos também cursos de capacitação profissional. Estamos iniciando com seis turmas e ao término do curso ela vai lá receber seu kit para iniciar seu negócio. Tudo isso são políticas públicas voltadas para as mulheres porque acreditamos no potencial das mulheres na luta constante que faz nosso Ceará crescer”, conclui.
Em meio à solenidade de inauguração, Camilo revelou que o Ceará vai ganhar mais cinco casas de acolhimento desse porte. Ainda de acordo com ele, duas já estão em fase de construção – sendo localizadas em Sobral e Quixadá – com 30% e 59% das obras executadas, respectivamente. O governador afirmou, também, que essas duas unidades vão receber um investimento de R$ 7,4 milhões. Já as outras três estão em fase de licitação ou planejamento. Essas casas devem ser instaladas nos municípios de Tauá, Crateús e Iguatu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário