Coluna do macário batista para o dia 25 de abril de 2022



Um grito legítimo
A sociedade cearense, em todos os seus níveis, gritou contra a agressividade com que a Enel, nem bem saimos de uma bandeira vermelha, partiu pra cima do bolso do consumidor, com um aumento de até 25% nas tarifas da energia que vende ao Ceará. Fez imaginar que o comportamento era uma vendet
ta, tipo perco aqui, mas desconto alí. E anunciou que seu pedido à Aneel foi atendido como se isso aqui fosse Casa de Mãe Chica, onde pessoas que compram energia elétrica, fossem todas trouxas que engolem o primeiro escarro de quem não pode ver um centavo de seus polpudos lucros diminuido da conta do  fim do mês. Pra começo de conversa,quem assegurou à Enel que temos que cobrir seus supostos prejuizos com a geração de energia por via de termo-elétricas? Aguentamos calados, feito bodes ao matadouro, mas não há mal que sempre dure, nem há bem que nunca acabe. Voltaram as águas, voltaram as bondades. A Enel paga quanto pela água que usa pra produzir sua energia? A Enel paga quanto para se instalar com seus postes que devem gerar IPTU? A Enel participa com quem, com quais grupos da sociedade civil organizada para criar suas tarifas e conseguir, sabe-se la como, as tais bandeiras? Como é feita essa arrumação de bandeiras de quem nunca ouvi falar? Faz sentido, faz verdade,faz legítima a postura de OAB, Assembleia,Organizações sociais, por fim, faz sentido que nos rebelemos por uma tarifa exclusivamente destinada aos lucros da Enel, por serviços mediocres prestados ao Ceará e aos cearenses. Se não está satisfeita, a porta da rua é serventia da Casa. A mesma coisa que o empresa que toma de conta do aeroporto de Fortaleza, que não respeita o nome do Pinto Martins. Mas isso é conversa pra outro dia.

A frase: "... o Ceará teve o maior reajuste tarifário de energia elétrica do país. O aumento, segundo o órgão, viola os artigos 4º, inciso I, 6º, incisos III e IV, e 39, incisos V e X, todos do Código de Defesa do Consumidor (CDC)." De documento do DECON.

 
O livro da dor (Nota da foto
Luciano Braun é cearense,radicado em Pernambuco,é uma autoridade mundial em dor.

Na fila do gargarejo
O INSS começa a pagar as primeiras parcelas do 13º nesta segunda-feira (25). Os valores para todos os beneficiários serão liberados até o dia 6 de maio.

Turmas 1 e 2
Primeiro recebe a turma de um salário mínimo (R$ 1.212).  Já a segunda parcela será paga no mês seguinte, em maio. Em maio vai receber os dos benefícios maiores.

Mais direto impossivel
"...um grupo político, com pretensão de ocupar cargos majoritários (governador ou senador), nasceu cometendo crime e transformando a população em refém." Deputado Salmito Filho.

Desculpa de jacu
Enel Ceará: do reajuste médio de 24,85%, apenas 5,58% ficarão com a empresa. Diz que o valor será destinado à manutenção de distribuição e investimentos na rede elétrica do Estado.

Até o Freire!
O deputado federal Heitor Freire (União/CE) protolocou junto à Justiça Federal uma Ação Popular para impedir a empresa Enel de reajustar a tarifa de energia no Ceará. 

Argumento
O parlamentar argumenta que não houve debate com a sociedade para se chegar a um consenso e que o momento é inoportuno para o reajuste:

Carnaval gay
"Mulher com mulher, tudo bem; homem com homem, também; o negócio é amar alguém. Essa é a cara da nossa gente; Paulo Gustavo na frente". Refrão do samba-enredo da São Clemente,no carnaval do Rio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário