Coluna do Macário Batista para o dia 28 de abril de 2022

 

A campanha no Nordeste
Isso aí é um press release do Governo. " - Na manhã de hoje, quinta-feira (28), o superintendente da Sudene, general Araújo Lima, estará na Casa da Indústria, em Natal (RN), para proferir a palestra "Sudene: inovação, conectividade e desenvolvimento".O gestor vai falar sobre o papel da Sudene e apresentar as ações da Autarquia no Rio Grande do Norte. A estratégia de interiorização do desenvolvimento será um dos pontos a serem destacados pelo superintendente, que vem sendo fortalecida pelo G52, um grupo de 52 cidades-polo e regiões intermediárias criado pela Sudene com o objetivo de facilitar a construção de políticas públicas e aumentar a capacidade dos municípios em questões como planejamento regional, financiamento e desenvolvimento de projetos. A ideia é descentralizar as ações de estímulo à economia, acesso ao crédito e desenvolvimento social a partir da influência exercida G52 e constitui uma das iniciativas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que tem a inovação como eixo central. O Programa de Desenvolvimento Federativo (PDF) é outra ação da Sudene focada na gestão municipal, que se propõe a estimular empreendedorismo e inovação, especialmente entre as cidades mais carentes. Instituições como Banco do Nordeste, Sebrae, ABDI, Ministério da Agricultura, Dnocs, MCTI/Insa, Senar, Agronordeste e cooperativas são parceiras nesse projeto. Segundo Araújo Lima, esse é um caminho para “convergir ações, economizar tempo e recursos, e somar esforços para ter um resultado bem mais positivo e eficaz”. O objetivo da Sudene é atuar de maneira mais intensa e próxima dos municípios que apresentam índices sociais mais desafiadores, ao mesmo tempo em que também registram dificuldades relacionadas à administração pública, sobretudo nos aspectos relacionados a finanças, desenvolvimento de pessoal e elaboração de projetos".

A frase: "Hora da doação. Vão doar os terminais de ônibus de Fortaleza". Tem alguém observando a cena.

Escritório (Nota da foto)
Dia 30, agora, fim do mês, será inaugurado em Lisboa o Escritório do Ceará na Europa.. O objetivo é descortinar negócios e empreendimentos de lá, aqui e facilitar exportações daqui, pra lá. O turismo e os negócios estão na pauta.

A CPI da Enel
O deputado Daniel Oliveira registrou que será a favor da instalação de CPI da Enel. Pra ele o absurdo da majoração no preço da conta da luz tem que ser rebatido.

Cidade Empreendedora
O SEBRAE juntou os municípios do Centro Sul, em Icó, para discutir em conjunto o projeto Cidade Empreendedora. Lá estavam Icó,Orós,Iguatu e Jucás.

Solução
Diz o Sebrae que o projeto é uma solução para criar, em parceria com as Prefeituras, um ambiente de negócios, propício ao desenvolvimento sustentável e turísticos das cidades.

Laís opina
Para a prefeita Laís Nunes, da tricentenária Icó, será a oportunidades de implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos do turismo e da história,por exemplo.

Alô vigilância sanitária
Estão vendendo mercadorias vencidas na periferia de Fortaleza. Nos super mercado, mais ao centro e nos bairros chics, eles põem em prateleiras especiais mercadorias vincendo e avisam. Na periferia é vencida mesmo.

CeArt no Centro Sul
As cidades de Iguatu e Quixelô, recebem edição do CeArt Itinerante dos dias 29 a 29 de abril. A iniciativa leva aos artesãos locais serviços como oficinas, cadastro e renovação das identidades artesanais, certificação de produtos, palestras, exposição e venda de peças.

Ciro cresceu
Ciro Gomes é favorito da terceira via na disputa contra Lula e Bolsonaro, mostra pesquisa FSB/BTG. No cenário em que é o nome de 'consenso', o ex-ministro tem 14% das intenções de voto; João Doria tem 9% e Simone Tebet, 8%.

Ficaria assim se...
O segundo nome do grupo com mais intenções de voto é o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 9%. O ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), a senadora Simone Tebet (MDB) e o deputado federal André Janones (Avante) teriam 8% cada, caso fossem o candidato único da "terceira via", segundo o levantamento.


Se cuidem!!!
Pesquisa da USP e do Hospital Sírio-Libanês alerta para mais variantes do coronavírus. Para cientistas, existe uma alta probabilidade de mutação, que ainda aumenta com a circulação crescente do vírus da covid-19 pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário