Izolda reúne parlamentares da AL e da Câmara Federal


A governadora Izolda Cela (PDT) reuniu deputados da Assembleia Legislativa do Ceará e da bancada cearense da Câmara Federal no Palácio da Abolição, nesta segunda-feira (25). Trata-se do primeiro encontro do tipo desde que a pedetista assumiu o Governo do Estado, no início deste mês.


“Agradeço aos nossos parlamentares da Assembleia e da Câmara Federal pelo importante apoio aos projetos em benefício dos cearenses”, pontuou a gestora, ao tratar do encontro em publicação nas redes sociais. A intenção era alinhar projetos para atuação conjunta entre Executivo e Legislativo para os próximos meses.

Uma lista extensa de parlamentares compareceu ao encontro, incluindo a maior parte da atual legislatura na Assembleia: estiveram presentes os deputados estaduais Antônio Granja, Edilardo Eufrasio, Rafael Branco, Apóstolo Luís Henrique, Nelinho, Augusta Brito, Elmano de Freitas, Fernando Santana, Guilherme Landim, Gordim Araújo, Bruno Pedrosa, Marcos Sobreira, João Jaime, Davi de Raimundão, Érika Amorim, Leonardo Araújo, Walter Cavalcante, Nizo Costa, Manoel Duca, Zezinho Albuquerque, Lucilvio Girão, Oriel Nunes, Acrisio Sena, Diego Barreto, Jeová Mota, Osmar Baquit, Leonardo Pinheiro, Júlio César Filho, Tin Gomes, Sérgio Aguiar, Fernando Hugo, Daniel Oliveira, Salmito Filho, Moises Braz, Agenor Neto, Audic Mota e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão.

Da bancada cearense da Câmara Federal, comparecem 11 deputados, equivalente a metade dos parlamentares que integram esse grupo: Idilvan Alencar, André Figueiredo, Leônidas Cristino, Denis Bezerra, Pedro Bezerra, José Airton Cirilo, Domingos Neto, Aníbal Gomes, AJ Albuquerque, Robério Monteiro e Júnior Mano.

PT
Tem destaque, em meio a isso, o diálogo travado entre Izolda e parlamentares do PT, tendo como pano de fundo a disputa interna, na base do governo, pela indicação para disputar a eleição a governador em outubro deste ano. Os dois principais nomes disputando a candidatura pedetista hoje são o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e a própria Izolda, que é plena preferida dos petistas – em parte pelo desgaste acumulado de integrantes do partido com o ex-gestor da capital durante os anos em que governou a cidade e nas últimas campanhas eleitorais.

Sobre o tema, o deputado estadual Acrísio Sena (PT) comentou que “a professora Izolda, com este encontro, deu mais uma demonstração de respeito aos demais poderes, deixando claro que aposta na continuidade de um governo sólido e de diálogo, para construir novos caminhos para o Ceará, à semelhança do ex-governador Camilo Santana”.

Note-se que, entre os petistas que compareceram à reunião com a governadora, não estão Luizianne Lins e José Guimarães, duas das principais lideranças do partido hoje no Ceará. Luizianne, assim como José Airton Cirilo (que participou do encontro), é uma das lideranças do PT que vinham defendendo a tese de uma candidatura própria do partido ao Governo do Estado – em vez do apoio ao candidato a ser lançado pelo PDT.

Luizianne ainda espera novos diálogos com o ex-presidente Lula sobre o assunto, vislumbrando ainda a possibilidade de ser lançada à disputa com apoio do pré-candidato à Presidência. Ela já chegou, no entanto, a se reunir individualmente com Izolda Cela, em sinalização a um possível apoio de sua parte caso seja ela a escolhida pelo PDT, e não Roberto Cláudio. A tendência é de que, caso o nome de RC seja definido como o postulante, as tratativas dessa ala do PT se acirrem em torno de um nome próprio.

hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário