Bom dia

 

Por Fernanda TrisottoDeputados se reúnem com Aneel para tentar adiar reajuste na conta de luz Agência O Globo — Foto:

Deputados se reúnem com Aneel para tentar adiar reajuste na conta de luz Agência O Globo

BRASÍLIA – Deputados vão se reunir com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir uma solução para os reajustes nas tarifas de energia elétrica nesta quarta-feira. Desde o início de maio, os parlamentares querem adiar aumentos na conta de luz.

Essa é uma preocupação do governo em ano eleitoral. O aumento nas tarifas de energia pressiona a inflação, o que afeta diretamente a popularidade do presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição.

O resultado desse encontro vai definir o andamento de um projeto de lei que suspende o aumento na conta de luz que foi autorizado pela agência reguladora no Ceará, e que pode ser estendido para todos os estados.

Conta de luz não para de subir? Saiba como economizar

Para economizar, ligue o aparelho apenas quando for dormir e desligue logo ao acordar. Uma opção é usar a função sleep, disponível em alguns modelos. Outro cuidado é manter o ar-condicionado em temperatura adequada. Especialistas recomendam 23ºC. Não é preciso colocar temperatura muito baixa, para não gastar muita energia.Pixabay 
7 fotos
Quando a porta fica muito tempo aberta, o motor funcionará mais, gastando mais energia. É importante também manter a borracha de vedação da porta da geladeira em bom estado.  Ao viajar, uma opção é esvaziar a geladeira e desligá-la da tomada.Pixabay
Conta de luz não para de subir? Saiba como economizar

O argumento dos deputados é de que os reajustes nas contas de luz, neste momento, estão em descompasso com a situação do país, e que pressionariam ainda mais a inflação.

Já a Aneel argumenta que todos os reajustes concedidos atendem aos critérios estabelecidos em contrato e suspendê-los aumentaria a insegurança jurídica.

O deputado Danilo Forte (União-CE), que faz parte da Comissão de Minas e Energia da Câmara, avalia que o projeto é uma medida extrema, mas que os deputados estão sem alternativa:

— Se as distribuidoras (de energia), agências reguladoras e o Ministério de Minas e Energia não apresentarem uma solução imediata, a gente fica sem alternativa (a não ser votar a proposta).

Forte reconhece que a pressão popular e a proximidade com a eleição fazem com que esse debate ganhe mais peso no momento, mas avalia que essa não é uma bandeira populista, e sim estratégica.

O relator do projeto, Vaidon Oliveira (União-CE), diz que está conversando com as bancadas para analisar como será possível a inclusão de outros estados no projeto.

— A gente até entende que tem um desconforto jurídico dessa matéria, mas o aumento é abusivo num momento em que não é adequado, depois de dois anos de pandemia, desemprego, a crise que o país está passando — afirmou.

Ele espera avançar na discussão com as bancadas e aguardar o resultado de pedidos de reajustes em outros estados, como São Paulo e Minas Gerais. O seu parecer deve ser apresentado até o fim deste mês.

'Empurrar com a barriga', criticam especialistas

Especialistas do setor elétrico alertam que suspender o aumento agora é empurrar um problema com a barriga, porque ele será repassado ao consumidor em outro momento.

Devido a complexidade do debate, foi decidido que o melhor seria agendar um acordo para discutir apenas essa proposta. Além de representantes da Aneel, é esperada a presença de integrantes do Ministério de Minas e Energia.

A proposta que tramita na Câmara foi apresentada pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE), e é relatada pelo deputado Vaidon Oliveira (União-CE). Como o texto teve o pedido de urgência na tramitação aprovado por ampla maioria dos parlamentares, ele pode ser votado em Plenário a qualquer momento.

Seria via relatório ou emenda que o projeto abrangeria todos os estados, além do Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário