Cobrança do passaporte de vacina é mantida no Ceará


Na última sexta-feira, 29, a governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), informou pelas redes sociais que o passaporte de vacinação continuará sendo exigido em todo estado, mesmo que a situação pandêmica do Ceará esteja com tendências de redução nos principais indicadores. “Realizamos nesta tarde a reunião semanal do comitê estadual de enfrentamento à pandemia. Mesmo com a redução da transmissão de casos da Covid em todo o estado, o comitê decidiu manter a obrigatoriedade do passaporte de vacinação nos locais anteriormente previstos”, publicou a governadora.


As deliberações atualizadas estarão no próximo decreto que será publicado hoje, 2. O anúncio foi feito após a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento a covid-19 e a governadora afirmou que os especialistas escutados na reunião reforçaram a importância da adesão à vacina por todos os cearenses.

O passaporte mantém a exigência de segunda dose ou de dose única dos imunizantes. De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a cobertura vacinal avançou muito nos grupos vulneráveis do estado, contando, por exemplo, com mais de 91% dos idosos a partir de 60 anos tendo obtido a dose de reforço.
Em todo o território cearense, a Sesa contabilizou mais de 19,7 milhões de doses de vacina contra a covid, das quais 8 milhões foram de primeiras doses, 7,5 milhões de segundas doses e doses únicas e outras 4,2 milhões de doses de reforço.

O Governo também destacou que este é o momento de maior controle dos indicadores, no qual há transmissão e casos confirmados da doença em baixos níveis. Porém, mesmo assim, estão mantidos os pontos de testagem gratuitos no Centro de Fortaleza e no Aeroporto Internacional.

Para quem deseja realizar a testagem no Centro, é necessário encaminhar-se até o Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, onde são atendidas demandas espontâneas, por ordem de chegada, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. No local, há capacidade para receber até 300 pessoas por dia.

Já o ponto do Aeroporto, se destina a passageiros em desembarque. Esta é uma medida implementada para evitar que o Aeroporto seja uma porta de entrada para pessoas de outras localidades que possam estar infectadas com o vírus. Os exames realizados em ambos os centros são o de RT-PCR com swab nasal e os resultados ficam disponíveis para consultas entre 24 e 72 horas após a coleta, podendo ser consultados pela plataforma Saúde Digital.

A campanha de vacinação contra a covid-19 segue sendo realizada na capital, tendo aplicação de primeira, segunda e terceira dose em pontos específicos. É possível conferir os agendamentos em https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br ou no site Vacine Já Fortaleza. Além disso, em alguns casos, a vacina está liberada sem agendamento prévio como para a aplicação de primeira dose em residentes da cidade a partir dos 05 anos de idade.

A Prefeitura está realizando a administração da terceira dose por livre demanda para gestantes, puérperas e imunossuprimidos com faixa etária entre 12 e 17 anos, desde que seja respeitado o intervalo mínimo da segunda aplicação. Os interessados devem procurar o Centro de Eventos, os shoppings Iguatemi e RioMar Fortaleza ou os postos de saúde que são divulgados diariamente pela Gestão Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário